====== Análise crítica de artigos ====== Em cada módulo estudaremos de dois a cinco artigos científicos, sendo um artigo principal e os outros relacionados a esse por citação. Nosso objetivo é realizar uma análise crítica do artigo principal e do contexto no qual ele se insere. Na última aula de cada módulo você fará uma análise crítica mais completa, por meio de uma revisão da ficha de leitura do artigo principal. Antes disso, temos atividades para ajudá-lo(a) a fazer uma boa análise: * **Exercícios práticos**: a primeira aula de cada módulo é um exercício prático em computador para se familiarizar com as análises de dados usadas no artigo principal. * **Prévia da ficha de leitura do artigo principal**: até a segunda aula de cada módulo você deve preparar uma primeira versão da ficha de leitura do artigo principal. * **Ficha de leitura de citações**: até a segunda aula de cada módulo você deve preparar uma ficha de leitura crítica de um artigo que citou ou foi citado. * **Discussão dos artigos**: na segunda aula de cada módulo teremos uma discussão dos artigos em sala. Nessa atividade, você deve apresentar suas fichas de leitura aos colegas. Em seguida faremos uma síntese das leituras e uma avaliação geral das conclusões do artigo principal. * **Aula expositiva**: a terceira aula de cada módulo começa com uma aula expositiva em que será apresentado o contexto geral do tema de cada módulo. ===== Fichas de leitura ===== ====O que ler==== Em cada módulo da disciplina, você deve ler dois artigos e preparar uma ficha para cada um: * O artigo principal * Um dos artigos que citaram o artigo principal ou que foram citados nele. Consulte a [[.:escala_fichas|escala]] para saber qual você deve ler. ====O que escrever==== As fichas de leituras dos artigo principal e dos artigos de citações têm cada uma duas perguntas: === Perguntas sobre o Artigo principal === - **Qual a questão central do artigo e o contexto teórico que a justifica?** Máximo de 1500 caracteres, com espaços. - **Quais são as conclusões mais relevantes do artigo? Descreva os argumentos que as sustentam, passo a passo.** Máximo de 2000 caracteres, com espaços. === Perguntas sobre o artigo que é citado ou sobre o artigo que cita o artigo principal=== - **Qual a razão da citação?** Máximo de 1000 caracteres, com espaços. - **Qual a contribuição do artigo citado?** Máximo de 2000 caracteres, com espaços. ==== Prazos de entrega das fichas ==== * Artigo citado/que cita: até duas horas antes do início da segunda aula do módulo correspondente. **Envio pelos formulários online**. * Primeira versão da ficha do artigo principal: até duas horas antes do início da segunda aula do módulo correspondente. **Envio pelos formulários online** * Versão final da ficha do artigo principal: para fazer em sala, na última aula do módulo. **Entregue diretamente aos professores ao fim da aula**. ==== Como usar os formulários ==== - Use qualquer processador de textos para salvar suas respostas em um arquivo digital. Guarde sua cópia digital. - Na barra lateral do wiki, clique no link "Fichas de leitura" de cada módulo. - Abra o formulário, copie e cole suas respostas nos campos indicados e envie suas respostas. ===== Artigos de cada módulo===== Serão divulgados até primeira aula de cada módulo, na seção de [[2014:matapoio:matapoio|material de apoio]]. ===== Como ler um artigo científico? ===== Artigos científicos são muito diferentes de outras modalidades de textos. Por isso há estratégias específicas para sua leitura efetiva. Há muito material sobre isso disponível na internet. Experimente fazer uma busca com os termos como //"how to read a scientific paper"//. Você verá que não há um consenso sobre a melhor estratégia, em parte por variações entre áreas de conhecimento. Mas há muitos princípios gerais comuns, e algumas dicas frequentes. Aqui vai nossa seleção: * [[http://oldsite.lib.purdue.edu/phys/assets/SciPaperTutorial.swf|Purdue's Library introduction on how to read a scientific paper]]: comece por aqui. Apresentação simples e motivadora. * [[http://www.iflscience.com/technology/how-read-and-understand-scientific-paper-guide-non-scientists|How to read and understand a scientific paper: a guide for non-scientists]]: um ótimo guia feito por Jenifer Raff, uma estudante de pós-graduação. * [[http://ccr.sigcomm.org/online/files/p83-keshavA.pdf|How to read a paper]], por S. Keshav. O autor propõe um método em 3 passos para avaliar criticamente um artigo científico. * [[http://bio.research.ucsc.edu/~barrylab/classes/bio140l/ReadingPaperTips.htm|Tips for reading a paper]]: dicas de Barry Sinervo, um professor da University of California, sobre o que prestar atenção ao ler um artigo. * [[https://www.york.ac.uk/media/biology/documents/careers/critical_reading_handout.pdf|Critical reading]]:Texto de Hannah Lewis e colaboradores, sobre as diferenças entre leitura crítica e pensamento crítico. * [[http://cnx.org/content/m15912/latest/|How to read a scientific article]]: texto de Mary Purugganan e Jan Hewitt (Rice University) sobre quais as seções de um artigo e o que buscar em cada uma. * [[http://www.biochem.arizona.edu/classes/bioc568/papers.htm#reading|How to read a scientific paper]], por Joh Little e Roy Parker (Arizona University): um roteiro muito detalhado e bem estruturado, de uma disciplina de graduação.