==== Aulas começam 16/09 ==== * Decidimos iniciar a disciplina, mas os professores do IB permanecem mobilizados. * Iniciaremos a disciplina dia **16 de setembro**, na sala 5 do CD * Na primeira aula discutiremos o novo calendário da disciplina. ===Por que voltamos às aulas?=== * Pelos avanços que o movimento grevista obteve; * Pela baixa adesão à suspensão da aulas de graduação do IB, o que nos deixa isolados; * Porque vamos criar maneiras alternativas de fazer greve e manter-nos mobilizados. ===Entenda a crise na USP=== * [[http://cientificando.wordpress.com/2014/08/15/em-defesa-da-usp/|Em defesa da USP]], carta aberta dos docentes do IB. * [[http://cientificando.wordpress.com/2014/09/09/em-defesa-da-usp-repasses-financeiros-do-estado/|O repasse incorreto de verba às universidades]] Novo ! * [[http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/crise-da-usp-carta-aberta-dos-docentes-da-faculdade-de-direito-de-ribeirao-preto.html|Carta aberta da Faculdade de Direito USP-RP]] * [[https://www.youtube.com/watch?v=x0tDhEoD_9c|Crise na USP]], vídeo feito por professores e alunos. ====== Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais ====== Bem vindo(a) ao wiki da disciplina Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais (BIE 320), oferecida pelo [[http://ecologia.ib.usp.br/|Departamento de Ecologia]] do [[http://ib.usp.br/|Instituto de Biociências]] da [[http://www5.usp.br/|Universidade de São Paulo]]. ===== Nosso Objetivo ===== Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada **Ecologia Vegetal**. Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da Ecologia, bem como da maneira como foram gerados. Esse objetivo decorre de três princípios: * Aprender uma disciplina é compreender uma certa forma de ver o mundo, o que exige entender sua lógica e também suas limitações. * Ciência é geração de conhecimento aberto à verificação. Qualquer conteúdo hoje aceito pela comunidade científica pode ser descartado, e provavelmente o será, em algum momento. Portanto, acreditamos que o ensino de disciplinas científicas deve equilibrar a compreensão de conteúdos hoje considerados válidos, e do processo que gera, mantém e descarta esses conteúdos. * Como não há maneira melhor de aprender do que tentar ensinar, acreditamos que o processo de aprendizado contribuirá para um maior entendimento da Ecologia Vegetal por parte de todos, inclusive dos professores e monitores ;-). ===== Estratégia de ensino===== O eixo da disciplina envolve os padrões mais importantes em populações e comunidades de plantas, os processos que os geraram e os mecanismos envolvidos. A distinção entre padrão e processo é um princípio fundador da ecologia. Dentro desse contexto, nossa disciplina tem quatro módulos temáticos: * Dinâmica de Populações * Estrutura de Populações * Estrutura de Comunidades * Dinâmica de Comunidades ==== Estrutura dos Módulos ==== Cada módulo tem três dias de aulas, com as seguintes atividades: == Aula 1: exercício prático == * Exercícios em computador de análises de dados usadas nos artigos; * Discussão dos resultados obtidos nos exercícios. == Aula 2: análise crítica de artigos == * Apresentação pelos alunos de suas análises dos artigos (ficha de leitura); * Discussão das análises e conclusão. == Aula 3: Contexto geral do tema== * Aula expositiva de síntese e contextualização; * Revisão da ficha de leitura. ====Exercício em campo==== Além dos módulos, teremos um trabalho prático em campo, conforme orientações em [[2014:campo:start|Trabalho de campo]] =====Avaliação===== ===Fichas de leitura do artigo principal (peso 5): === Uma primeira versão da ficha do artigo principal deve ser entregue **até duas horas antes do início da segunda aula de cada módulo**. Na última aula de cada módulo cada aluno fará uma versão revisada da ficha de leitura do artigo principal, com consulta às fichas originais e aos artigos. A maior nota entre a ficha original e a ficha revisada será considerada computar a média desse tópico de avaliação ===Fichas de leitura dos artigos de citação (peso 1): === Uma primeira versão da ficha dos artigos de citação (citados ou que citam) deve ser entregue **até duas horas antes do início da segunda aula de cada módulo**. As notas atribuídas a essas fichas serão utilizadas para computar a média desse tópico de avaliação. ===Relatório de campo (peso 2): === Coletaremos dados para analisar a mortalidade e crescimento de indivíduos da espécie Euterpe edulis em duas condições edáficas em uma floresta de restinga. Os alunos devem se organizar em grupos para apresentar um relatório por escrito, conforme orientações em [[2014:campo:start|Trabalho de campo]]. ===Participação nas discussões (peso 2): === O pré-requisito é a presença nas atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para o estudo de artigos científicos. Espera-se que você leia os textos, faça as atividades no prazo e reflita sobre os textos antes de cada aula. Isso resultará em contribuições efetivas às discussões em sala. ===== Equipe ===== === Professores === * **Adriana Maria Zanforlin Martini**, amzmartini@usp.br, sala 338, Fone 3091-7602 * **Alexandre Adalardo de Oliveira**, adalardo@usp.br, sala 235, Fone 3091-7489 * **Paulo Inácio Prado**, prado@ib.usp.br, sala 241b, Fone 3091-0963 ==== Monitoras ==== * **Nathália Helena Azevedo**, helena.nathalia@gmail.com * **Paula Zaterka Giroldo**, paula.giroldo@ib.usp.br