====== Leitura e Análise Crítica de Artigos ====== Em cada módulo estudaremos mais profundamente dois artigos científicos. O objetivo de cada módulo é realizar uma **análise crítica** dos artigos e do contexto no qual se inserem. Na última aula de cada módulo você redigirá esta análise crítica. Antes disso, teremos atividades para ajudá-lo(a) a fazer uma boa análise: * **Exercícios práticos**: a primeira aula de cada módulo é um exercício prático em computador para se familiarizar com as análises de dados usadas no artigo principal. * **Material suplementar de apoio** sobre o tema de cada módulo. Indicamos pelo menos um texto de apoio, que sintetiza o contexto de pesquisa dos artigos, e outros recursos disponíveis na internet. * **Ficha de leitura dos artigos**: antes da segunda aula de cada módulo você deve preparar uma ficha de leitura de cada artigo. * **Discussão dos artigos**: na segunda aula de cada módulo teremos uma discussão dos artigos em sala. Nessa atividade, você deve apresentar suas fichas de leitura aos colegas. Em seguida faremos uma síntese das leituras e uma avaliação geral das conclusões de cada artigo. * **Aula expositiva**: a terceira aula de cada módulo começa com uma aula expositiva na qual será apresentado o contexto geral do tema de cada módulo. ===== As Fichas de Leitura ===== ====O que ler==== Em cada módulo da disciplina, você deve ler os dois artigos do módulo e preparar uma ficha para cada um. Os artigos de cada módulo estarão indicados na seção de [[2015:matapoio:matapoio|material de apoio]]. Também indicamos um texto de apoio para cada módulo. Esses textos dão o contexto geral do módulo para auxiliar na sua análise dos artigos. Não é preciso fazer a ficha deste texto, mas **espera-se que você leia esse texto de apoio para fazer sua análise dos artigos**. ====O que escrever==== As fichas de leituras têm duas perguntas: - **Qual a questão central do artigo e o contexto teórico que a justifica?** Máximo de 1500 caracteres, com espaços. - **Quais são as conclusões mais relevantes do artigo? Descreva os argumentos que as sustentam, passo a passo.** Máximo de 2000 caracteres, com espaços. ==== Prazos de entrega das fichas ==== Até às 18:00 horas do dia anterior à aula da discussão dos artigos (segunda aula de cada módulo - ver datas em [[2015:leitura:fichas|Fichas de leitura]]). ==== Como usar os formulários ==== Coletaremos as fichas de leitura com formulários //google//. Para submeter as suas fichas: - Use qualquer processador de textos para escrever suas respostas e salve esse arquivo. Guarde sua cópia digital no seu computador e/ou no seu e-mail. - Na barra lateral do wiki, clique no link "Fichas de leitura" dentro de cada módulo. - Abra o formulário, complete as informações solicitadas e depois cole suas respostas nos campos indicados. - Envie suas respostas clicando no botão "Submit" no final da página. - Use um formulário para cada ficha. ===== Análise Crítica ===== ==== O que escrever ==== 1) Para um dos artigos lidos (à sua escolha), escolha **uma** conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores usaram **para construir a pergunta/hipótese** à qual a conclusão escolhida está relacionada; 2) Para o outro artigo, escolha **uma** conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores utilizaram **para chegar** à conclusão escolhida. Obs.: Indique claramente qual foi a conclusão que você escolheu. De preferência, reproduza a conclusão no início de sua resposta. ==== Critérios de avaliação==== * Para essa atividade considere o conceito de "argumento" apresentado na aula da professora Daniela Scarpa. A aula está disponível [[2015:matapoio:matapoio&#aula_sobre_argumentacao_em_artigos_cientificos|aqui]]. * É esperado que você incorpore nessa análise conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina (atividades práticas, textos, discussões, aulas, etc). * Alguns pontos que serão levados em consideração na avaliação das respostas: ideias claras, argumentos sólidos, conteúdo de ecologia vegetal (dentro do oferecido pela disciplina), uso dos materiais da disciplina.