====== Trabalho de campo ====== Coleta de dados na [[http://labtrop.ib.usp.br/doku.php?id=projetos:pp_peic:pp_peic|Parcela Permanente de Restinga]] no Parque Estadual da ilha do Cardoso, Cananeia, São Paulo. ===== Objetivos ===== - Conhecer um trecho representativo de floresta alta sobre restinga; - Conhecer uma parcela permanente para estudo de ecologia de florestas a longo prazo; - Comparar a dinâmica da população de palmito-juçara (//Euterpe edulis//) nos dois tipos principais de solo que ocorrem na parcela. **As instruções sobre as atividades que serão desenvolvidas no campo serão fornecidas na aula anterior e na conversa do dia anterior ao campo** ===== Sobre a viagem ===== * Saída: dia 19.09 (sábado) às 12:30h do estacionamento do IB. * Retorno: dia 20.09 (domingo), saída de Cananéia às 16:00 h, com chegada prevista para as 20:00h no estacionamento do IB. **Lista de materiais essenciais:** * Lençóis, fronha e toalha de banho (cobertores e travesseiros serão fornecidos pelo alojamento) * Calçado fechado e perneira **OU** bota de cano longo (recomendamos botas de borracha, pois iremos para áreas alagadas 8-)) * Calça grossa * Boné * Camisa ou camiseta de manga comprida * Capa de chuva * Repelente de insetos * Protetor solar * Remédios pessoais * Lanche e água para o domingo durante a atividade de campo * Vestuário e material de higiene para um pernoite * Dinheiro para gastos pessoais * Material para anotação: caderno ou prancheta, lápis e borracha **Atenção: Se você não estiver com vestuário básico de campo (calçado fechado com perneira ou bota de cano longo, e calça) não poderá participar da atividade.** **Caso você tenha algum problema de saúde que seja importante comunicar, avise por e-mail aos monitores e/ou professores** ====== Instruções para o relatório ====== ===== Orientações gerais: ===== 1 - O trabalho deve ser feito em grupos de até 03 alunos; 2 - O trabalho deve ser enviado como arquivo .pdf ao e-mail dos professores e monitoras; 3 - O prazo limite para entrega é o dia 19/12/2014; ===== Planilha de dados ===== A {{:2014:campo:dadoscampo_2014.xls|planilha de dados 2014}} está organizada da seguinte forma:\\ Coluna 1: Código da parcela\\ Coluna 2: Número da placa do indivíduo de Euterpe edulis\\ Colunas 3 e 4: coordenadas x e y de localização do indivíduo\\ Coluna 5: Diâmetro à altura do peito (DAP), medido em milímetros, em 2009\\ Coluna 6: Área (S = Área Seca; A= Área Alagada)\\ Coluna 7: Indivíduos mortos em 2014 (1= morto; 0 = sobrevivente)\\ Coluna 8: Diâmetro à altura do peito (DAP), medido em milímetros, em 2014\\ Coluna 9: Evento representando o tipo de mortalidade (NA = Não morreu; M = Morto; C = Cortado; D = Desapareceu) - Obs.: Somente para os dados de 2014!!\\ ===== Relatório ===== A partir das informações disponíveis na {{:2014:campo:dadoscampo_2014.xls|planilha de dados 2014}}, siga as orientações abaixo para a elaboração do relatório: **1 - Em relação à mortalidade:**\\ **Objetivo: Avaliar se alguma das áreas (seca e alagada) apresenta maior mortalidade**\\ Para isso, apresente os seguintes itens:\\ a) Métodos: Apresente os métodos e análises utilizados para obter os resultados apresentados (máximo 10 linhas).\\ b) Resultados: Calcule a mortalidade de indivíduos de Euterpe edulis na área seca e na área alagada. Apresente os resultados em gráfico(s).\\ c) Discussão: Apresente explicações plausíveis para os resultados obtidos. Utilizem, no mínimo, duas referências para embasar as explicações (máximo 15 linhas). \\ d) Proposta: Proponha um experimento para testar **uma** das explicações apresentadas (máximo 15 linhas).\\ e) Referências: indique as referências utilizadas.\\ **2 - Em relação ao crescimento em diâmetro:**\\ **Objetivo: Avaliar se em alguma das áreas (seca e alagada) os indivíduos apresentam maior crescimento em diâmetro**\\ Para isso, apresente os seguintes itens:\\ a) Métodos: Apresente os métodos e análises utilizados para obter os resultados apresentados (máximo 10 linhas).\\ b) Resultados: Calcule o crescimento dos indivíduos de Euterpe edulis na área seca e na área alagada. Apresente os resultados em gráfico(s).\\ c) Discussão: Apresente explicações plausíveis para os resultados obtidos. Utilizem, no mínimo, duas referências para embasar as explicações (máximo 15 linhas).\\ d) Proposta: Proponha um experimento para testar **uma** das explicações apresentadas (máximo 15 linhas).\\ e) Referências: indique as referências utilizadas.\\ **Observações:**\\ - Para o item "b" ficará a critério do grupo decidir quais resultados devem ser apresentados e a forma de apresentação dos resultados.\\ - Não é necessário fazer uma introdução.\\ - Se quiserem utilizar os dados coletados pela turma de 2013 para incrementar seus resultados, baixe aqui {{:2014:campo:dadoscampo_2013.xls|planilha de dados 2013}}\\ - Para baixar o arquivo de orientações para o relatório em formato pdf, clique {{:2014:campo:orientacoes_relatorio_atividade_de_campo.pdf|aqui}}.\\ ===== Para saber mais ===== * [[http://www.ambiente.sp.gov.br/ilha-do-cardoso/|Parque Estadual Ilha do Cardoso]] * [[http://labtrop.ib.usp.br/doku.php?id=projetos:pp_peic:pp_peic|Parcela permanente da Ilha do Cardoso]] * [[http://www.lerf.esalq.usp.br/old/parapre.php|Projeto parcelas permanentes do Estado de São Paulo]] * [[http://ctfs.arnarb.harvard.edu/webatlas/datasets/bci/| Parcela permanente de BCI]] (onde tudo começou) * [[http://www.ctfs.si.edu/|Center for Tropical Forest Studies]] ===== Análise dos dados ===== * {{:2015:campo:campo2015.csv|arquivo de dados}} * {{:2015:campo:analises_campo_popcom_2015-2.pdf|Roteiro}} (com questões para o relatório) * {{:2015:campo:analises_campo_popcom_2015.r|Script com os comandos em R}} ===== Instruções para o Relatório ===== * No arquivo "Roteiro" (pdf acima), existem 6 questões para serem respondidas. Essas questões estão destacadas com a cor verde. * Escolha 5 (cinco) dessas questões para responder. * Cada resposta deve ter, no máximo, 5 linhas. * Entregar o texto impresso (ou escrito à mão) até o início da aula do dia 13/10/2015. * Esse relatório faz parte das avaliações da disciplina (ver [[http://ecologia.ib.usp.br/bie320/doku.php?id=2015:start#avaliacao|Avaliação]])