===== AVISOS: ===== * Foram disponibilizadas as notas finais detalhadas. ====== Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais ====== Bem vindo(a) ao wiki da disciplina {{:2017:definicaoecologia.jpg?linkonly|Ecologia}} de {{:2017:slide1.jpg?linkonly|Populações e Comunidades}} {{:2017:slide4.jpg?linkonly|Vegetais}} (BIE 0320), oferecida pelo [[http://ecologia.ib.usp.br/|Departamento de Ecologia]] do [[http://ib.usp.br/|Instituto de Biociências]] da [[http://www5.usp.br/|Universidade de São Paulo]]. ===== Nosso Objetivo ===== Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada **Ecologia Vegetal**. Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da Ecologia, bem como da maneira como foram gerados. ====Princípios básicos==== Ao criarmos essa disciplina, partimos de três princípios norteadores, que esperamos que estejam presentes ao longo de toda a disciplina: * Aprender uma disciplina é compreender uma certa forma de ver o mundo, o que exige entender **sua lógica** **{{:2017:slide2.jpg?linkonly|,}}{{:2017:slide3.jpg?linkonly|e}} também suas limitações{{:2017:slide5.jpg?linkonly|.}}** * Ciência é geração de conhecimento aberto à verificação. Qualquer conteúdo hoje aceito pela comunidade científica pode ser descartado, e provavelmente o será, em algum momento. Portanto, acreditamos que o ensino de disciplinas científicas deve equilibrar a compreensão de conteúdos hoje considerados válidos, e **do processo que gera, mantém e descarta esses conteúdos{{:2017:slide6.jpg?linkonly|.}}** * Como não há maneira melhor de aprender do que tentar ensinar, acreditamos que o processo de aprendizado contribuirá para um maior entendimento da Ecologia Vegetal por parte de todos, inclusive dos professores e monitores ;-). ====Habilidades desenvolvidas==== Ao final da disciplina esperamos que os alunos tenham desenvolvido as seguintes habilidades: * Obtenção de uma visão geral de ecologia de populações e comunidades vegetais, reconhecendo as principais abordagens de pesquisa nessa área do conhecimento * Reconhecimento das principais peculiaridades e dificuldades de estudos nessa área do conhecimento * Reconhecimento de alguns métodos analíticos característicos da área de estudo, por meio de aplicação a conjuntos de dados reais ou simulados * Leitura crítica de textos científicos ===== Estratégia de ensino===== O eixo da disciplina envolve os padrões mais importantes em populações e comunidades de plantas, os processos que os geraram e os mecanismos envolvidos. A distinção entre **{{:2017:definicao_padroesprocessos.jpg?linkonly|"}}padrões e processos{{:2017:padroesprocessos_spp_ilhacardoso.jpg?linkonly|"}}** é um princípio fundador da ecologia. Dentro desse contexto, nossa disciplina tem quatro módulos temáticos: * Estrutura de Populações * Dinâmica de Populações * Estrutura de Comunidades * Dinâmica de Comunidades === 1) Módulos Temáticos === Cada módulo tem três dias de aulas, com as seguintes atividades: **Aula 1: Exercício prático de análise de dados** **Aula 2: Discussão de artigo + Aula expositiva** **Aula 3: Discussão de artigo + Atividade de fim de módulo** Veja o cronograma completo [[http://ecologia.ib.usp.br/bie320/doku.php?id=2017:cronograma|AQUI]] ===2) Atividade de campo=== Faremos uma viagem de campo, na qual coletaremos dados para serem analisados em sala de aula. /*Os resultados obtidos serão apresentados conforme orientações em [[2017:campo:start|Trabalho de campo]]*/ ===3) Trabalho Final em grupo=== No final do semestre, os alunos apresentarão (em grupo) projetos de pesquisa envolvendo uma pergunta baseada nos temas dos módulos e que possa ser respondida com dados obtidos em parcelas permanentes. Veja as informações sobre o trabalho final [[2017:trabfinal:start|AQUI]] =====Avaliação===== ===Participação nas discussões (peso 1,0): === O pré-requisito é a presença nas atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para o estudo de artigos científicos. Espera-se que você leia os textos, faça as atividades no prazo e reflita sobre os textos antes de cada aula. Isso resultará em contribuições efetivas às discussões em sala. ===Fichas de leitura (peso 2,0): === Será utilizada a média das notas obtidas nas fichas de leitura dos quatro módulos === Análise crítica dos artigos (peso 4,0): === Será utilizada a média das notas obtidas nas análises críticas dos quatro módulos ===Trabalho final (peso 3,0)=== Será utilizada a nota do trabalho final ===== Equipe ===== === Professores === {{ :2016:20161130_211011.jpg?nolink |PI, Dri e Alê. Arte: Lucas Andrade (Tom), monitor 2016}} * **Adriana Maria Zanforlin Martini**, amzmartini@usp.br, sala 338, Fone 3091-7602 * **Alexandre Adalardo de Oliveira**, adalardo@usp.br, sala 235, Fone 3091-7489 * **Paulo Inácio Prado**, prado@ib.usp.br, sala 241b, Fone 3091-0963 === Monitores === * **Gabriel Wolfsdorf**, gabriel.wolfsdorf@usp.br * **Larissa Ferreira de Aquino**, larissa.ferreira.aquino@usp.br * **Renan Lucas Siena Del Bel**, delbel.renan@gmail.com === Apoio Técnico === * **Melina de Souza Leite** (Especialista - Departamento de Ecologia), melina.leite@ib.usp.br