====== Leitura e Análise Crítica de Artigos ====== Em cada módulo estudaremos artigos científicos de forma mais aprofundada. Ao final do módulo, esperamos que você seja capaz de realizar uma **análise crítica** dos artigos e que, a partir dessa análise e do entendimento do contexto no qual os artigos se inserem, você consiga junto com seus(suas) colegas **elaborar um projeto de pesquisa**. Mas, fique tranquilo(a), teremos várias atividades para ajudá-los(as) a fazer uma boa análise e um bom projeto: * **Fichas de leitura dos artigos**: Antes das aulas você precisará preparar e enviar //online// as fichas de leitura (de Introdução ou de Conclusão). Essas fichas auxiliarão na organização da leitura dos artigos. * **Envio de dúvidas //online//**: Antes das aulas você poderá enviar suas dúvidas (sobre a Introdução ou sobre os Resultados e Discussão) para serem discutidas em sala. As dúvidas enviadas direcionarão as discussões em sala de aula. * **Discussão dos artigos (Parte I)**: Na primeira aula de cada módulo teremos uma discussão focada na __Introdução__ do artigo do módulo. O objetivo dessa primeira discussão é o reconhecimento da linha de argumentação que leva à(s) hipótese(s) do artigo e a identificação e compreensão de alguns conceitos ecológicos importantes. Grande parte dessa discussão será baseada nas dúvidas enviadas por vocês. * **Exercícios práticos**: Ainda na primeira aula de cada módulo faremos um exercício prático em computador para que você fique mais familiarizado(a) com as __análises de dados__ usadas nos artigos. * **Aula expositiva**: No início da segunda aula de cada módulo teremos uma aula expositiva, na qual será apresentado o contexto geral do tema daquele módulo. * **Discussão do artigo (parte II)**: Ainda na segunda aula de cada módulo faremos uma atividade de aprofundamento da compreensão dos artigos, visando trabalhar a capacidade de análise crítica. Nessa aula discutiremos questões mais abrangentes sobre o artigo inteiro. Após essa aula, você estará apto(a) a fazer e enviar //online// sua Análise Crítica. * **Aplicação da Análise Crítica**: Na terceira aula de cada módulo, as Análises Críticas que foram enviadas //online// serão discutidas em grupos e, a partir delas, cada grupo irá elaborar uma proposta de projeto de pesquisa que vise: i) solucionar um problema identificado no artigo lido, ou: ii) aprimorar um tópico que esteja bem desenvolvido no artigo lido. Acreditamos que, ao elaborar um projeto de pesquisa baseado na crítica feita (seja ela positiva ou negativa), permitirá que você avance em sua capacidade de avaliar os tópicos mais importantes de um artigo. **//Mas fique tranquilo(a), pois vamos fazer isso de forma gradual e com calma!//** * **Material suplementar de apoio** sobre o tema central de cada módulo: indicamos pelo menos um texto de apoio, que sintetiza o contexto de pesquisa dos artigos. Aos poucos, vamos adicionando outros materiais e recursos disponíveis na internet, a depender da demanda da turma. ===== Fichas de Leitura, Dúvidas e Análises Críticas ===== Esse ano, vamos utilizar a plataforma **Moodle** para a maior parte das atividades da disciplina. Para acessar a página da disciplina clique [[https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=64091§ion=0|AQUI]] e acesse com seu **número USP** e sua **senha única** /* ====O que ler==== Em cada módulo da disciplina, você deve ler o(s) artigo(s) do módulo e preparar as fichas de leitura e as propostas de dúvidas e de críticas. O(s) artigo(s) de cada módulo está(ão) indicado(s) na seção de **Material de apoio**. Também indicamos um **texto de apoio** para cada módulo. Esse texto apresenta o contexto geral do módulo para auxiliar na sua análise dos artigos. Não é preciso fazer a ficha deste texto, mas espera-se que você leia esse texto de apoio para fazer sua análise dos artigos. ====Tipos de fichas de leitura==== Nesse ano teremos diferentes modalidades de fichas de leitura. Fiquem atentos em relação a quais fichas que devem ser enviadas a cada semana. **1) Ficha de leitura da introdução** \\ Nessa ficha você deverá responder a seguinte questão: //"Identifique a pergunta central do artigo e descreva a cadeia de argumentos que a sustenta"//. **2) Ficha de leitura da discussão** \\ Nessa ficha você deverá responder a seguinte questão://"Identifique a conclusão mais relevante do artigo e descreva a cadeia de argumentos que a sustenta"//. **3) Ficha de dúvidas** \\ Nessa ficha você deverá indicar dúvidas (no máximo 3) que estejam impedindo ou dificultando a completa compreensão do artigo. **4) Ficha de propostas de críticas** \\ Nessa ficha você deverá apresentar uma proposta de crítica a algum elemento importante do artigo. Alguns exemplos de elementos do texto que podem ser criticados são: as evidências apresentadas, os dados apresentados, as premissas assumidas, as interpretações dos resultados, o alcance associado aos resultados obtidos, entre muitos outros. **A proposta não é a crítica em si, mas uma indicação clara do elemento que você pretende criticar e uma breve justificativa de sua escolha.** ==== Prazos de entrega das fichas ==== * Para a turma do integral, as fichas devem ser entregues até as **12:00hs** do mesmo dia da aula indicada para aquela ficha. * Para a turma do noturno, as fichas devem ser entregues até as **17:00hs** do mesmo dia da aula indicada para aquela ficha. As datas específicas de cada ficha para cada artigo de cada módulo estão indicadas logo abaixo do link de cada artigo dentro de **"Material de apoio"**. ==== Como usar os formulários para preencher e enviar online as fichas ==== - Na barra lateral da página da disciplina, dentro de cada módulo, acesse as fichas clicando no link "Fichas de leitura". - Cada ficha tem um formulário próprio. - Use qualquer processador de textos para escrever suas respostas e salve esse arquivo ((Para sua segurança, envie uma cópia para o seu e-mail ou algum site de armazenamento digital online como o Google drive ou Dropbox)). - Abra o formulário, complete as informações solicitadas e depois cole suas respostas nos campos indicados. - Envie suas respostas clicando no botão "Submit" no final da página. - Você pode ressubmeter sua ficha quantas vezes quiser até o prazo de entrega. Somente a última versão será considerada. ===== Análise Crítica ===== ==== O que escrever ==== **Questão 1:** //Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores usaram para construir uma das perguntas/hipóteses centrais do artigo. Sua resposta deve começar indicando claramente a pergunta/hipótese escolhida. Máximo de 5000 caracteres.// **Questão 2:** //Escolha uma conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores utilizaram para chegar à conclusão escolhida. Sua resposta deve começar indicando claramente a conclusão escolhida. Máximo de 5000 caracteres..// **Roteiro para uma boa análise crítica:** Enuncie: - A afirmação que será analisada - A cadeia argumentativa que sustenta esta afirmação - Sua afirmação sobre a cadeia (concordo, concordo parcialmente, discordo, discordo parcialmente...) - A sua cadeia de argumentos que sustenta a sua afirmação ==== Critérios de avaliação==== * Para essa atividade considere o conceito de "argumento" apresentado na aula sobre argumentos em textos científicos. * É esperado que você incorpore nessa análise conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina (atividades práticas, textos, discussões, aulas, etc). * Alguns pontos que serão levados em consideração na avaliação das respostas: ideias claras, argumentos sólidos, conteúdo de ecologia vegetal (dentro do oferecido pela disciplina), uso dos materiais da disciplina. */