===== AVISOS: ===== * A disciplina começa dia 07/08, na sala multimídia 2, localizado no último andar do Centro Didático * Novas informações serão adicionadas na página à medida que a disciplina avança ====== Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais ====== Bem vindo(a) ao wiki da disciplina {{:2017:definicaoecologia.jpg?linkonly|Ecologia}} de {{:2017:slide1.jpg?linkonly|Populações e Comunidades}} {{:2017:slide4.jpg?linkonly|Vegetais}} (BIE 0320), oferecida pelo [[http://ecologia.ib.usp.br/|Departamento de Ecologia]] do [[http://ib.usp.br/|Instituto de Biociências]] da [[http://www5.usp.br/|Universidade de São Paulo]]. ===== Nosso Objetivo ===== Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada **Ecologia Vegetal**. Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da Ecologia, e também por uma compreensão sobre o processo de produção desse conhecimento. ====Princípios básicos==== Ao criarmos essa disciplina, partimos de três princípios norteadores, que esperamos que estejam presentes ao longo de toda a disciplina: * Aprender uma disciplina é compreender uma certa forma de ver o mundo, o que exige entender **sua lógica** **{{:2018:peculiaridadesmundovegetal.png?linkonly|,}} {{:2018:modularidade_plantas.png?linkonly|e}} também suas limitações{{:2017:slide5.jpg?linkonly|.}}** * Ciência é geração de conhecimento aberto à verificação. Qualquer conteúdo hoje aceito pela comunidade científica pode ser descartado, e provavelmente o será, em algum momento. Portanto, acreditamos que o ensino de disciplinas científicas deve equilibrar a compreensão de conteúdos hoje considerados válidos, e **do processo que gera, mantém e descarta esses conteúdos{{:2017:slide6.jpg?linkonly|.}}** * Como não há maneira melhor de aprender do que tentar ensinar, acreditamos que o processo de aprendizado contribuirá para um maior entendimento da Ecologia Vegetal por parte de todos, inclusive dos professores e monitores ;-). ====Habilidades desenvolvidas==== Ao final da disciplina esperamos que os alunos tenham desenvolvido as seguintes habilidades: * Obtenção de uma visão geral de ecologia de populações e comunidades vegetais, reconhecendo algumas das principais abordagens de pesquisa nessa área do conhecimento * Reconhecimento das principais peculiaridades e dificuldades de estudos nessa área do conhecimento * Reconhecimento de alguns métodos analíticos característicos da área de estudo, por meio de aplicação a conjuntos de dados reais ou simulados * Leitura crítica de artigos científicos * Elaboração de propostas de pesquisa a partir da análise crítica de artigos científicos ===== Estratégia de ensino===== O eixo da disciplina envolve os padrões mais importantes em populações e comunidades de plantas, os processos que os geraram e os mecanismos envolvidos. A distinção entre **"{{:2017:definicao_padroesprocessos.jpg?linkonly|padrões}} {{:2018:figurapadroesdistribuicaocontrastantes_ternstroemia_marlierea_ilhacardoso.png?linkonly|e}} {{:2018:mapasolosilhacardoso.png?linkonly|processos}} {{:2018:figurapadraodistribuicao_ilex_ilha_cardoso.png?linkonly|"}}** é um princípio fundador da ecologia. Dentro desse contexto, nossa disciplina tem quatro módulos temáticos, nos quais discutiremos intensivamente a relação entre padrões e processos: * Estrutura de Populações * Dinâmica de Populações * Estrutura de Comunidades * Dinâmica de Comunidades === 1) Módulos Temáticos === Cada módulo é constituído por um conjunto de **três aulas**, cujas atividades são baseadas em **um artigo científico referente ao tema do módulo**: **AULA 1: Exercício prático que envolve a análise de dados utilizada no artigo** **AULA 2: Discussão sobre o artigo + Aula expositiva** **AULA 3: Discussão sobre as Análises Críticas + Elaboração de proposta de projeto** Veja o cronograma completo [[2019:cronograma|CRONOGRAMA 2019]] === 2) Atividade de campo=== Faremos uma viagem de campo com o objetivo de familiarizar os alunos com a coleta de dados em parcelas permanentes de monitoramento de árvores. Esse conhecimento será importante para a elaboração do trabalho final da disciplina. === 3) Trabalho Final em grupo=== No final do semestre, os alunos apresentarão (em grupo) projetos de pesquisa envolvendo uma pergunta baseada nos temas dos módulos e que possa ser respondida com dados obtidos em parcelas permanentes. Veja as informações sobre o trabalho final [[https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=71358§ion=23|AQUI]] =====Avaliação===== ===Participação nas discussões: Peso 2 === O pré-requisito é a presença nas atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para o estudo de artigos científicos. Espera-se que você leia os textos, faça as atividades no prazo e reflita sobre os textos antes de cada aula. Isso resultará em contribuições efetivas às discussões em sala. ===Fichas de leitura: Peso 2 === Será utilizada a média das notas obtidas nas fichas de leitura dos quatro módulos === Análise crítica dos artigos: Peso 3 === Será utilizada a média das notas obtidas nas análises críticas dos quatro módulos ===Trabalho final: Peso 3 === Será utilizada a nota do trabalho final ===== Equipe ===== \\ === PROFESSORXS === {{ :2016:20161130_211011.jpg?nolink |PI, Dri e Alê. Arte: Lucas Andrade (Tom), aluno em 2015 e monitor em 2016}} * **Adriana Maria Zanforlin Martini**, amzmartini@usp.br, sala 338, Fone 3091-7602 * **Alexandre Adalardo de Oliveira**, adalardo@usp.br, sala 235, Fone 3091-7489 * **Paulo Inácio Prado**, prado@ib.usp.br, sala 241b, Fone 3091-0963 \\ === MONITORXS === ==PAE:== * **Pamela Cristina Santana**, pcsantana@ib.usp.br ==GRADUAÇÃO:== * **Luísa Truffi de Oliveira Costa**, truffi.luisa@gmail.com * **Marina Bowkunouvicz Marcon**, marina.marcon@usp.br * **Rafael Pelletti**, rafaelpelletti@gmail.com