Exercícios de estrutura de comunidades

Os três parâmetros básicos da estrutura das comunidades são a abundância, riqueza e composição de suas espécies.

Há várias ferramentas analíticas para descrever padrões em comunidades, usando esses parâmetros.

Vamos fazer três roteiros que apresentam algumas das técnicas de análise de estrutura de comunidades: a análise de agrupamentos e a análise de classificação.

LINK DAS ATIVIDADES

Nosso exercício tem três partes. O link abaixo leva à página com a apresentação de cada uma:

Página inicial dos roteiros

Questões sobre o roteiro

Aqui você pode fazer o download do arquivo em pdf com as questões sobre o roteiro.

As respostas das questões devem ser entregues até o início da aula seguinte (dia 12/11/2013).

Questões sobre o roteiro de Estrutura de Comunidades

1 - Considerando os dendrogramas produzidos a partir da distância de Bray-Curtis e do método de ligação pela média (UPGMA) para a amostra da comunidade discreta e da amostra de comunidade contínua, responda:

a) Quais as principais diferenças que você observou entre os dendrogramas das duas comunidades?

b) As diferenças observadas seriam suficientes para que você conseguisse discernir como a comunidade original estava estruturada (de forma discreta ou contínua), caso você não conhecesse as comunidades originais? Justifique sua resposta.

c) Escolha um dos outros métodos de ligação (simples, completa ou centroide), descreva como a ligação é feita e compare os resultados dos dendrogramas obtidos entre esse método escolhido e o método de ligação média. Faça isso para as duas comunidades.

Obs. Se achar melhor inserir as figuras que você obteve, fique à vontade. Se você perdeu suas figuras e não puder refazer o roteiro (que seria o mais recomendável), peça-as para um colega, mas faça a sua interpretação de forma independente.

2 - Ao longo de todo o roteiro foram realizados vários passos (procedimentos), que tinham como objetivo fazer os alunos compreenderem a ideia básica dos métodos de classificação e ordenação (para os alunos que quiseram desenvolver o roteiro até o final) de amostras tomadas de uma comunidade simulada e produzida a partir de conceitos teóricos pré-definidos. Indique um procedimento que você modificaria de forma a melhorar o roteiro para alcançar esses objetivos, justifique a modificação sugerida.

Aqui você pode fazer o download do arquivo contendo o perfil de respostas esperadas para as questões do roteiro.