Tabela de conteúdos

Aulas começam 16/09

Por que voltamos às aulas?

Entenda a crise na USP

Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais

Bem vindo(a) ao wiki da disciplina Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais (BIE 320), oferecida pelo Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Nosso Objetivo

Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada Ecologia Vegetal. Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da Ecologia, bem como da maneira como foram gerados.

Esse objetivo decorre de três princípios:

Estratégia de ensino

O eixo da disciplina envolve os padrões mais importantes em populações e comunidades de plantas, os processos que os geraram e os mecanismos envolvidos. A distinção entre padrão e processo é um princípio fundador da ecologia. Dentro desse contexto, nossa disciplina tem quatro módulos temáticos:

Estrutura dos Módulos

Cada módulo tem três dias de aulas, com as seguintes atividades:

Aula 1: exercício prático
Aula 2: análise crítica de artigos
Aula 3: Contexto geral do tema

Exercício em campo

Além dos módulos, teremos um trabalho prático em campo, conforme orientações em Trabalho de campo

Avaliação

Fichas de leitura do artigo principal (peso 5):

Uma primeira versão da ficha do artigo principal deve ser entregue até duas horas antes do início da segunda aula de cada módulo. Na última aula de cada módulo cada aluno fará uma versão revisada da ficha de leitura do artigo principal, com consulta às fichas originais e aos artigos. A maior nota entre a ficha original e a ficha revisada será considerada computar a média desse tópico de avaliação

Fichas de leitura dos artigos de citação (peso 1):

Uma primeira versão da ficha dos artigos de citação (citados ou que citam) deve ser entregue até duas horas antes do início da segunda aula de cada módulo. As notas atribuídas a essas fichas serão utilizadas para computar a média desse tópico de avaliação.

Relatório de campo (peso 2):

Coletaremos dados para analisar a mortalidade e crescimento de indivíduos da espécie Euterpe edulis em duas condições edáficas em uma floresta de restinga. Os alunos devem se organizar em grupos para apresentar um relatório por escrito, conforme orientações em Trabalho de campo.

Participação nas discussões (peso 2):

O pré-requisito é a presença nas atividades, mas a avaliação é da qualidade de suas contribuições. Uma fração importante do tempo da disciplina está reservada para o estudo de artigos científicos. Espera-se que você leia os textos, faça as atividades no prazo e reflita sobre os textos antes de cada aula. Isso resultará em contribuições efetivas às discussões em sala.

Equipe

Professores

Monitoras