Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:planeco2017:start

Princípios de Planejamento e Análise de Dados em Ecologia

“To consult the statistician after a experiment is finished is often merely to ask him to conduct a pos mortem examination. He perhaps say what the experiment died of.”

sir Ronald Fisher

BEM VINDO(A)

Este é o sítio wiki do curso de Princípios de Planejamento e Análise de Dados em Ecologia para Pós-Graduandos em Ecologia e áreas afins. Aqui pretendemos disponibilizar o material da disciplina que estamos produzindo. Esse é um wiki em construção e estamos constantemente atualizando o material aqui disponível.

Objetivos

O curso foi criado e é mantido por um grupo de professores que compartilham o entusiasmo pelo planejamento e análise de dados. Nenhum dos docentes associado a essa disciplina é da área de pesquisa em matemática e estatística, todos se consideram apenas bons usuários da ferramental analítico disponível para pesquisa.

Compartilhamos também o entusiasmo pelo ensino da lógica do método científicos e a convicção de que um bom planejamento experimental/amostral é a uma das fases mais críticas de um bom trabalho científico. Além disso, conhecimentos básicos de análise de dados e inferência estatística auxiliam enormemente o planejamento de um bom experimento científico. A frase de Ronald Fisher1) resume muito da motivação para desenvolvermos essa disciplina. para visitar os conceitos básicos que estão por trás de um bom planejamento de pesquisa e das análises do dados.

Notem que quando nos referimos a esse curso estamos sempre incluindo a noção de “conceitos” ou “princípios” básicos. Como nenhum dos docentes tem formação na área de matemática, focamos o aprendizado na instrumentação e não na formalização dos conceitos tratados.

Objetivos

  1. Instrumentar os alunos no planejamento e análise de dados;

Responsáveis

Alexandre Adalardo de Oliveira
Adriana Maria Zanfortin Martini
Camila de Toledo Catanho

Conteúdo

  • 1. Introdução: método cientifico: pergunta, hipótese predição; papel da estatística; noção de probabilidade e amostra.
  • 2. Hipótese Estatística: hipótese estatística; erro tipo I e tipo II; probabilidade associada ao erro I; teste bicaudal e unicaudal; poder do teste.
  • 3. Planejamento e delineamento: tipos de variáveis (resposta, preditora, covariáveis); populacao e amostra (generalização); amostragem (premissas, dependências); tipos de viés;delineamentos básicos; fatores de confusão.

Arquivos de Dados

Alguns arquivos de dados utilizados no curso:

Matrícula

A matrícula tem duas etapas:

  1. Inscrição, que é feita pelos alunos na Secretaria de Pós-Graduação do IB.
  2. Deferimento pelos professores, que examinam as inscrições e deferem até o número de vagas. Tem prioridade alunos da pós-graduação em Ecologia do IBUSP, seguidos de alunos de outros cursos de pós-graduação do IBUSP, pós-graduação externa ao IB e outros interessados. O deferimento é comunicado pelo Sistema Janus.

Como fazer

Quem pode fazer

  • Alunos(as) de pós-graduação na USP: matrícula regular, que tem datas e procedimentos diferentes para veteranos e ingressantes, veja instruções e calendário.
  • Interessados: devem solicitar matrícula como aluno especial. A sequência de prioridade para deferimento da solicitação de matricula é: pós-graduandos de outras instituições públicas, alunos de graduação da USP e outros .
  • Ouvintes: devido à restrição de espaço em sala de aula não são aceitos alunos ouvintes, apenas alunos regularmente matriculados.

ATENÇÃO

Para matrícula regular ou especial não é preciso anuência prévia dos professores. Faça sua pré-matrícula conforme as instruções indicadas e aguarde a resposta no período de deferimento.

1)
um dos mais proeminentes estatísticos de todos os tempos
cursos/planeco2017/start.txt · Última modificação: 2018/03/05 12:12 (edição externa)