Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:planeco:roteiro:07a-clasrcmdr

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
cursos:planeco:roteiro:07a-clasrcmdr [2022/03/23 15:54]
ctcastanho [Premissas do modelo foram atendidas?]
cursos:planeco:roteiro:07a-clasrcmdr [2022/04/11 11:34]
adalardo
Linha 4: Linha 4:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-====== ​Testes Clássicos ​======+====== ​Princípios da Estatística Frequentista ​======
  
 {{section>​cursos:​planeco:​roteiro:​07-class_base#​testes_classicos}} {{section>​cursos:​planeco:​roteiro:​07-class_base#​testes_classicos}}
Linha 23: Linha 23:
  
 <WRAP center round info 90%> <WRAP center round info 90%>
 +
 **Exemplo hipotético** **Exemplo hipotético**
  
  
-</​WRAP>​ 
  
-Pesquisadores interessados em entender o efeito da precipitação sobre a produtividade primária liquída em ecossistemas terrestres, selecionaram 30 áreas naturais distribuídas por todo o globo. Dada a importância da água para a fotossíntese,​ a hipótese dos pesquisadores ​era que quanto maior a precipitação,​ maior seria a produtividade primária líquida ​do ecossistemas. Em cada área, os pequisadores coletaram duas informações:​ a precipitação anual média (mm) e a produtividade primária líquida (Mg/​ha/​ano).+ 
 +Pesquisadores interessados em entender o efeito da precipitação sobre a produtividade primária liquída em ecossistemas terrestres, selecionaram 30 áreas naturais distribuídas por todo o globo. Dada a importância da água para a fotossíntese,​ a hipótese dos pesquisadores ​é que quanto maior a precipitação,​ maior será a produtividade primária líquida ​dos ecossistemas. Em cada área, os pequisadores coletaram duas informações:​ a precipitação anual média (mm) e a produtividade primária líquida (Mg/​ha/​ano).
  
  
Linha 35: Linha 36:
  
  
 +==== Hipóteses estatísticas ====
 +
 +Considerando que os pesquisadores estão interessados no efeito da precipitação sobre a produtividade,​ podemos assumir que a precipitação é a variável preditora (x) e a produtividade é a variável resposta (y). Como ambas as variáveis são contínuas, podemos aplicar uma regressão linear simples para testar a hipótese científica. Neste caso, o efeito de precipitação sobre a produtividade será descrito pela inclinação da reta (b). Sendo assim, as hipóteses estatísticas serão:
 +
 +  * H0: B=0
 +  * H1: B≠0
 +
 +==== Como fazer a regressão linear simples ====
  
-1) Abra o RCommander+1) Abra o RCommander. Caso vc não tenha instalado o pacote no R, acesse o [[cursos:​planeco:​roteiro:​00-rcmdr|tutorial]] que explica passo à passo como instalar e abrir o RCommander.
  
 2) Importe o arquivo para o Rcommander (**Dados > Importar arquivos de dados > de arquivo texto , clipboard, URL...**) e importe os dados //​produtividade_chuva//​. Atenção, pois o Separador de Campos que deve ser selecionado para essa planilha de dados é **Tabs**. 2) Importe o arquivo para o Rcommander (**Dados > Importar arquivos de dados > de arquivo texto , clipboard, URL...**) e importe os dados //​produtividade_chuva//​. Atenção, pois o Separador de Campos que deve ser selecionado para essa planilha de dados é **Tabs**.
Linha 48: Linha 57:
 6) No menu **Modelos** podemos olhar o resumo dos resultados do modelo clicando em **Resumir modelo**, olhando os valores dos coeficientes dos modelos. ​ 6) No menu **Modelos** podemos olhar o resumo dos resultados do modelo clicando em **Resumir modelo**, olhando os valores dos coeficientes dos modelos. ​
  
-7)Também é possível obter os resíduos e os valores ajustados do modelo clicando no menu **Modelos** em **Adicionar estatísticas calculadas aos dados** e selecionando **Valores ajustados** e **Resíduos**. Esses valores serão colocados como colunas novas na planilha de dados e para visualizá-los,​ basta clicar no botão **Ver conjunto de dados**.+7) Também é possível obter os resíduos e os valores ajustados do modelo clicando no menu **Modelos** em **Adicionar estatísticas calculadas aos dados** e selecionando **Valores ajustados** e **Resíduos**. Esses valores serão colocados como colunas novas na planilha de dados e para visualizá-los,​ basta clicar no botão **Ver conjunto de dados**.
  
 ==== A hipótese científica foi corroborada?​ ==== ==== A hipótese científica foi corroborada?​ ====
Linha 55: Linha 64:
 {{ :​cursos:​planeco:​roteiro:​summary_model_chuva.png?​400 |}} {{ :​cursos:​planeco:​roteiro:​summary_model_chuva.png?​400 |}}
  
-Quanto ao **intercepto**,​ vemos que a estimativa feita pelo modelo é de -0.19 e o valor de p é 0.69. Isso significa que quando a precipitação é igual à 0 nosso modelo de regressão estima que a produtividade média dos ecossistemas terretres ​é de -0.19 MgC/ha/ano. Mas notem que esse valor não é significativamente diferente de zero (como o valor de P=0.69 é maior do que o alfa crítico de 0,05, nós aceitamos H0, a hipótese de que o intercepto é igual a zero). Embora esse resultado possa ser explorado do ponto de vista biológico, lembrem-se que a hipótese científica dos pesquisadores ancora-se na estimativa de b (a inclinação da reta). Então vamos à ela.+Quanto ao **intercepto**,​ vemos que a estimativa feita pelo modelo é de -0.19 e o valor de p é 0.69. Isso significa que quando a precipitação é igual à 0 nosso modelo de regressão estima que a produtividade média dos ecossistemas terretres ​será de -0.19 MgC/ha/ano. Mas notem que esse valor não é significativamente diferente de zero (como o valor de P=0.69 é maior do que o alfa crítico de 0.05, nós aceitamos H0, a hipótese de que o intercepto é igual a zero). Embora esse resultado possa ser explorado do ponto de vista biológico, lembrem-se que a hipótese científica dos pesquisadores ancora-se na estimativa de b (a inclinação da reta). Então vamos à ela.
  
 Quanto à **inclinação**,​ o modelo estimou um valor de 0.003 associado a um p extremamente pequeno (P<​0.00001). Esses resultados indicam que: Quanto à **inclinação**,​ o modelo estimou um valor de 0.003 associado a um p extremamente pequeno (P<​0.00001). Esses resultados indicam que:
   * a precipitação afeta de maneira significativa a produtividade primária em Ecossistemas Terrestres (com este valor de P<​0.00001 nós falhamos em aceitar H0 e ficamos com H1, que diz que o B populacional é diferente de 0); Sendo assim, a hipótese científica foi corroborada.   * a precipitação afeta de maneira significativa a produtividade primária em Ecossistemas Terrestres (com este valor de P<​0.00001 nós falhamos em aceitar H0 e ficamos com H1, que diz que o B populacional é diferente de 0); Sendo assim, a hipótese científica foi corroborada.
-  * e com qual magnitude ocorre tal efeito da chuva sobre a produtividade das plantas? Para cada aumento de 1mm na quantidade de chuva média anual de uma localidade observa-se, em média, um aumento em **0.003 MgC/​ha/​ano** na produtividade primária líquida ​do ecossistema.+  * e com qual magnitude ocorre tal efeito da chuva sobre a produtividade das plantas? Para cada aumento de 1mm na quantidade de chuva média anual de uma localidade observa-se, em média, um aumento em **0.003 MgC/​ha/​ano** na produtividade primária líquida ​dos ecossistemas.
  
 Adicionalmente temos o valor de **R2 ajustado** para nos ajudar na interpretação do modelo. O R2 ajustado é de 0.80. Isso significa que a variação na precipitação explica aproximadamente 80% da variação observada na produtividade das diferentes localidades. Os demais 20% são explicados por fatores desconhecidos. Mas, lembre-se que R2 de 80% é muito alto e muito raro de ser encontrado na biologia (efeitos da simulação)! Adicionalmente temos o valor de **R2 ajustado** para nos ajudar na interpretação do modelo. O R2 ajustado é de 0.80. Isso significa que a variação na precipitação explica aproximadamente 80% da variação observada na produtividade das diferentes localidades. Os demais 20% são explicados por fatores desconhecidos. Mas, lembre-se que R2 de 80% é muito alto e muito raro de ser encontrado na biologia (efeitos da simulação)!
  
  
-==== Premissas ​do modelo foram atendidas? ====+==== As premissas ​do modelo foram atendidas? ====
 Para que as conclusões descritas acima sejam confiáveis,​ é preciso checar se as premissas do modelo estão sendo atendidas Para que as conclusões descritas acima sejam confiáveis,​ é preciso checar se as premissas do modelo estão sendo atendidas
  
Linha 89: Linha 98:
 {{section>​cursos:​planeco:​roteiro:​07-class_base#​residuo2}} {{section>​cursos:​planeco:​roteiro:​07-class_base#​residuo2}}
  
 +=== Gráficos Diagnósticos Sintéticos ===
  
-Vá ao menu **Modelos > Gráficos > Diagnósticos gráficos básicos**.+Para elaborar o conjunto de gráficos diagnósticos do nosso modelo, no RCommander vá em  ​**Modelos > Gráficos > Diagnósticos gráficos básicos**.
  
-{{ :​planeco:​roteiro:​plotdiagnostico.png?500 |}}+{{ :cursos:​planeco:​roteiro:​diagnostico_chuva.png?400 |}}
  
 {{section>​cursos:​planeco:​roteiro:​07-class_base#​final}} {{section>​cursos:​planeco:​roteiro:​07-class_base#​final}}
  
  
cursos/planeco/roteiro/07a-clasrcmdr.txt · Última modificação: 2024/03/08 13:01 (edição externa)