Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:popcom:2015:analise_artigos

Leitura e Análise Crítica de Artigos

Em cada módulo estudaremos mais profundamente dois artigos científicos.

O objetivo de cada módulo é realizar uma análise crítica dos artigos e do contexto no qual se inserem. Na última aula de cada módulo você redigirá esta análise crítica. Antes disso, teremos atividades para ajudá-lo(a) a fazer uma boa análise:

  • Exercícios práticos: a primeira aula de cada módulo é um exercício prático em computador para se familiarizar com as análises de dados usadas no artigo principal.
  • Material suplementar de apoio sobre o tema de cada módulo. Indicamos pelo menos um texto de apoio, que sintetiza o contexto de pesquisa dos artigos, e outros recursos disponíveis na internet.
  • Ficha de leitura dos artigos: antes da segunda aula de cada módulo você deve preparar uma ficha de leitura de cada artigo.
  • Discussão dos artigos: na segunda aula de cada módulo teremos uma discussão dos artigos em sala. Nessa atividade, você deve apresentar suas fichas de leitura aos colegas. Em seguida faremos uma síntese das leituras e uma avaliação geral das conclusões de cada artigo.
  • Aula expositiva: a terceira aula de cada módulo começa com uma aula expositiva na qual será apresentado o contexto geral do tema de cada módulo.

As Fichas de Leitura

O que ler

Em cada módulo da disciplina, você deve ler os dois artigos do módulo e preparar uma ficha para cada um. Os artigos de cada módulo estarão indicados na seção de material de apoio.

Também indicamos um texto de apoio para cada módulo. Esses textos dão o contexto geral do módulo para auxiliar na sua análise dos artigos. Não é preciso fazer a ficha deste texto, mas espera-se que você leia esse texto de apoio para fazer sua análise dos artigos.

O que escrever

As fichas de leituras têm duas perguntas:

  1. Qual a questão central do artigo e o contexto teórico que a justifica? Máximo de 1500 caracteres, com espaços.
  2. Quais são as conclusões mais relevantes do artigo? Descreva os argumentos que as sustentam, passo a passo. Máximo de 2000 caracteres, com espaços.

Prazos de entrega das fichas

Até às 18:00 horas do dia anterior à aula da discussão dos artigos (segunda aula de cada módulo - ver datas em Fichas de leitura).

Como usar os formulários

Coletaremos as fichas de leitura com formulários google. Para submeter as suas fichas:

  1. Use qualquer processador de textos para escrever suas respostas e salve esse arquivo. Guarde sua cópia digital no seu computador e/ou no seu e-mail.
  2. Na barra lateral do wiki, clique no link “Fichas de leitura” dentro de cada módulo.
  3. Abra o formulário, complete as informações solicitadas e depois cole suas respostas nos campos indicados.
  4. Envie suas respostas clicando no botão “Submit” no final da página.
  5. Use um formulário para cada ficha.

Análise Crítica

O que escrever

1) Para um dos artigos lidos (à sua escolha), escolha uma conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores usaram para construir a pergunta/hipótese à qual a conclusão escolhida está relacionada;

2) Para o outro artigo, escolha uma conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores utilizaram para chegar à conclusão escolhida.

Obs.: Indique claramente qual foi a conclusão que você escolheu. De preferência, reproduza a conclusão no início de sua resposta.

Critérios de avaliação

  • Para essa atividade considere o conceito de “argumento” apresentado na aula da professora Daniela Scarpa. A aula está disponível aqui.
  • É esperado que você incorpore nessa análise conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina (atividades práticas, textos, discussões, aulas, etc).
  • Alguns pontos que serão levados em consideração na avaliação das respostas: ideias claras, argumentos sólidos, conteúdo de ecologia vegetal (dentro do oferecido pela disciplina), uso dos materiais da disciplina.
cursos/popcom/2015/analise_artigos.txt · Última modificação: 2021/07/20 12:43 (edição externa)