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Leitura e Análise Crítica de Artigos

Em cada módulo estudaremos mais profundamente dois artigos científicos.

O objetivo de cada módulo é realizar uma análise crítica dos artigos e do contexto no qual se inserem. Na última aula de cada módulo você redigirá esta análise crítica. Antes disso, teremos atividades para ajudá-lo(a) a fazer uma boa análise:

  • Exercícios práticos: a primeira aula de cada módulo é um exercício prático em computador para se familiarizar com as análises de dados usadas no artigo principal.
  • Material suplementar de apoio sobre o tema de cada módulo. Indicamos pelo menos um texto de apoio, que sintetiza o contexto de pesquisa dos artigos, e outros recursos disponíveis na internet.
  • Ficha de leitura dos artigos: antes da segunda aula de cada módulo você deve preparar uma ficha de leitura de cada artigo.
  • Discussão dos artigos: na segunda aula de cada módulo teremos uma discussão dos artigos em sala. Nessa atividade, você deve apresentar suas fichas de leitura aos colegas. Em seguida faremos uma síntese das leituras e uma avaliação geral das conclusões de cada artigo.
  • Aula expositiva: a terceira aula de cada módulo começa com uma aula expositiva na qual será apresentado o contexto geral do tema de cada módulo.

As Fichas de Leitura

O que ler

Em cada módulo da disciplina, você deve ler os dois artigos do módulo e preparar uma ficha para cada um. Os artigos de cada módulo estarão indicados na seção de material de apoio.

Também indicamos um texto de apoio para cada módulo. Esses textos dão o contexto geral do módulo para auxiliar na sua análise dos artigos. Não é preciso fazer a ficha deste texto, mas espera-se que você leia esse texto de apoio para fazer sua análise dos artigos.

O que escrever

As fichas de leituras têm duas perguntas:

  1. Qual a questão central do artigo e o contexto teórico que a justifica? Máximo de 1500 caracteres, com espaços.
  2. Quais são as conclusões mais relevantes do artigo? Descreva os argumentos que as sustentam, passo a passo. Máximo de 2000 caracteres, com espaços.

Prazos de entrega das fichas

  • Para a turma do integral (tarde), a ficha de leitura de cada artigo deve ser entregue até as 23:59 hs do dia anterior à aula de discussão do artigo
  • Para a turma do noturno, a ficha de leitura de cada artigo deve ser entregue até as 11:59 hs do mesmo dia da aula de discussão do artigo

Como usar os formulários

Coletaremos as fichas de leitura com formulários Google. Para submeter as suas fichas:

  1. Use qualquer processador de textos para escrever suas respostas e salve esse arquivo. Guarde sua cópia digital no seu computador e/ou no seu e-mail.
  2. Na barra lateral do wiki, clique no link da ficha de leitura dentro de cada módulo.
  3. Abra o formulário, complete as informações solicitadas e depois cole suas respostas nos campos indicados.
  4. Envie suas respostas clicando no botão “Submit” no final da página.
  5. Use um formulário para cada ficha.
  6. Você pode ressubmeter sua ficha quantas vezes quiser até o prazo de entrega. Somente a última versão será considerada.

Dicas e comentários sobre as fichas de leituras

Na correção das fichas de leitura foi possível perceber alguns erros que apareceram com uma certa constância. Abaixo estão listadas algumas recomendações gerais para se atentarem quando forem fazer as próximas fichas. Ressalto que são apenas recomendações e não regras a serem seguidas:

- Um dos principais objetivos dessa disciplina é que xs estudantes aprendam sobre o processo de argumentação. Por isso tivemos uma aula abordando esse tema. Nas fichas de leitura esperamos que vocês identifiquem os dados e os argumentos que levaram xs autorxs a chegarem em determinadas conclusões. Por isso quando forem responder as questões das fichas de leitura verifiquem se os passos do processo argumentativo estão presentes em sua resposta;

- Evitem responder em tópicos. Textos corridos são mais difíceis de serem feitos, no entanto, eles nos forçam a trabalhar a escrita. Se quiserem separar as ideias, montem parágrafos específicos que tenham os elementos de um argumento;

- Fiquem atentos à forma do texto. Na correção é avaliada a forma e clareza do texto, por isso busquem uma linguagem mais formal e releiam a resposta antes de postá-la. Em alguns casos foram observadas repetições de algumas frases e alguns trechos não estavam coesos com o restante do texto;

- Evitem usar neologismos;

- De forma geral, cada parágrafo de um texto científico tem uma mensagem central a ser passada. Busquem identificar essas mensagens em cada parágrafo e vejam se elas cabem na sua resposta. Dessa forma vocês conseguem captar todos os pontos que xs autorxs quiseram passar e muito provavelmente sua resposta ficará o mais completa possível;

- Cuidado para não confundir questão central com grande tema do estudo. Algumas definições de questão central foram vagas;

- Cuidado para não confundir conclusões com resultados. As conclusões não são os resultados em si, mas a interpretação que os autores fazem deles. No geral os resultados (as vezes não só eles) são usados como argumentos para as conclusões.

É importante lembrar que algumas dessas dicas os ajudarão não apenas a responderem as questões das fichas de leitura, mas também na leitura de artigos científicos de forma geral. Caso tenham alguma dúvida entrem em contato com os monitores e/ou professores, estamos aqui para ajudar vocês =)

Análise Crítica

O que escrever

1) Para um dos artigos lidos (à sua escolha), escolha uma conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores usaram para construir a pergunta/hipótese à qual a conclusão escolhida está relacionada;

2) Para o outro artigo, escolha uma conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores utilizaram para chegar à conclusão escolhida.

Obs.: Indique claramente qual foi a conclusão que você escolheu em cada caso. De preferência, reproduza a conclusão no início de sua resposta.

Critérios de avaliação

  • Para essa atividade considere o conceito de “argumento” apresentado na aula da professora Daniela Scarpa. A aula está disponível aqui.
  • É esperado que você incorpore nessa análise conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina (atividades práticas, textos, discussões, aulas, etc).
  • Alguns pontos que serão levados em consideração na avaliação das respostas: ideias claras, argumentos sólidos, conteúdo de ecologia vegetal (dentro do oferecido pela disciplina), uso dos materiais da disciplina.

Dicas para as Análises Críticas

Imaginem que vocês têm um blog científico na área de Ecologia Vegetal e que uma das atividades desse blog é comentar alguns artigos importantes da área, indicando alguns pontos positivos ou negativos do trabalho. Pensem que as pessoas que vão ler suas análises críticas não leram o artigo ainda e, portanto, vocês precisam explicar minimamente para essas pessoas o que vocês estão criticando. Apesar disso parecer estranho, uma vez que nós professores (que vamos avaliar suas análises críticas) já lemos o artigo, isso é importante pois precisamos saber se o que nós imaginamos que vocês estão analisando é realmente o que vocês estão analisando. Uma diferença importante entre essa ideia do blog e a análise crítica que estamos solicitando é que, ao invés de discutir vários aspectos de cada artigo, nós solicitamos que vocês escolham apenas um dentre os pontos mais importantes de cada artigo e façam a análise somente desse ponto (i.e. uma conclusão em cada questão, sendo que as duas questões têm focos diferentes, ok?).

Geral (ou seja, referente às duas questões):

1 - Apresente claramente a sua análise, ou seja, se você concorda ou discorda dos argumentos apresentados pelos autores do trabalho;

2 - Evite o uso de afirmações muito categóricas em situações inadequadas;

3 - A conclusão deve ser reproduzida, ou seja, não deve ser escrita com suas próprias palavras;

4 - Respostas vagas, que não identificam os argumentos utilizados, representam “opiniões” e não análises críticas.

5 - Use corretamente os termos: indivíduos, espécies, populações e comunidades;

6 - Não use termos inadequados, como gírias, por exemplo;

7 - Redações confusas, sem o uso de vírgulas, pontos e frases estruturadas, impedem a compreensão dos revisores;

8 - Análises críticas não relacionadas com a conclusão escolhida não fazem sentido.

Questão 1:

A - No enunciado fica bem claro que vocês devem analisar os argumentos usados para construir a hipótese/pergunta, portanto não faz sentido comentar/discutir os resultados do próprio trabalho. Lembrem que a hipótese deve ter sido elaborada, idealmente, antes dos resultados serem obtidos.

B - Conclusão, Hipótese e Pergunta, obviamente, não são sinônimos. Separe claramente qual foi a conclusão escolhida e qual foi a hipótese/pergunta elaborada pelos autores do trabalho que se relaciona com essa conclusão.

C - Se existe uma conclusão para a qual não havia uma hipótese/pergunta explícita, identifique o problema ao invés de tentar “imaginar” a construção feita pelos autores.

D - A relação dos argumentos utilizados deve estar o mais completa possível.

E - Se for concentrar em apenas um dos argumentos (o que nem sempre é desejado), precisa escolher o que se relaciona de forma mais direta com a hipótese/pergunta e com a conclusão.

Questão 2:

Z - Várias pessoas não apresentaram os argumentos dos autores e fizeram somente uma análise. É extremamente importante que você também identifique e apresente os argumentos (gráficos, tabelas, dados descritos no texto, explicações no texto de discussão, citações, etc.) usados pelos autores, além da sua análise. Figuras, tabelas e referências importantes, podem ser citadas, se acharem necessário.

Y - É importante aprofundar nos argumentos, principalmente quando os autores defendem um ponto de vista que não está sendo indicado claramente pelos dados.

Lembrem-se de trazer impressos os textos (artigos, fichas de leitura, anotações, etc) para fazer a análise crítica. Não será permitido o uso dos computadores ou outros dispositivos eletrônicos.

cursos/popcom/2016/analise_artigos.txt · Última modificação: 2021/07/20 12:43 (edição externa)