Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:popcom:2017:analise_artigos

Leitura e Análise Crítica de Artigos

Em cada módulo estudaremos artigos científicos de forma mais aprofundada.

O objetivo de cada módulo é possibilitar a realização de uma análise crítica dos artigos e do contexto no qual eles se inserem. Na última aula de cada módulo você redigirá essa análise crítica. Antes disso, teremos atividades para ajudá-lo(a) a fazer uma boa análise:

  • Exercícios práticos: a primeira aula de cada módulo é um exercício prático em computador para se familiarizar com as análises de dados usadas nos artigos.
  • Material suplementar de apoio sobre o tema de cada módulo, indicamos pelo menos um texto de apoio, que sintetiza o contexto de pesquisa dos artigos. Também sugerimos alguns outros recursos disponíveis na internet.
  • Fichas de leitura dos artigos: antes das aulas você precisará preparar e enviar online (veja abaixo) as fichas de leitura, as dúvidas e as propostas de críticas dos artigos. Essas fichas auxiliarão na organização da leitura dos artigos e nas discussões que ocorrerão em sala de aula.
  • Discussão dos artigos: na segunda aula de cada módulo teremos uma atividade de aprofundamento da compreensão dos artigos. Nessa atividade, as dúvidas referentes aos artigos serão discutidas. Para essa atividade, os alunos devem trazer suas dúvidas organizadas, conforme indicado abaixo. Na terceira aula teremos uma atividade de discussão das propostas de críticas aos artigos. Para essa atividade, os alunos devem enviar antes as propostas de críticas (veja abaixo).
  • Aula expositiva: a segunda aula de cada módulo termina com uma aula expositiva na qual será apresentado o contexto geral do tema de cada módulo.

As Fichas de Leitura

O que ler

Em cada módulo da disciplina, você deve ler o(s) artigo(s) do módulo e preparar as fichas de leitura e as propostas de dúvidas e de críticas. O(s) artigo(s) de cada módulo está(ão) indicado(s) na seção de Material de apoio.

Também indicamos um texto de apoio para cada módulo. Esse texto apresenta o contexto geral do módulo para auxiliar na sua análise dos artigos. Não é preciso fazer a ficha deste texto, mas espera-se que você leia esse texto de apoio para fazer sua análise dos artigos.

Tipos de fichas de leitura

Nesse ano teremos diferentes modalidades de fichas de leitura. Fiquem atentos em relação a quais fichas que devem ser enviadas a cada semana.

1) Ficha de leitura da introdução
Nessa ficha você deverá responder a seguinte questão: “Identifique a pergunta central do artigo e descreva a cadeia de argumentos que a sustenta”.

2) Ficha de leitura da discussão
Nessa ficha você deverá responder a seguinte questão:“Identifique a conclusão mais relevante do artigo e descreva a cadeia de argumentos que a sustenta”.

3) Ficha de dúvidas
Nessa ficha você deverá indicar dúvidas (no máximo 3) que estejam impedindo ou dificultando a completa compreensão do artigo.

4) Ficha de propostas de críticas
Nessa ficha você deverá apresentar uma proposta de crítica a algum elemento importante do artigo. Alguns exemplos de elementos do texto que podem ser criticados são: as evidências apresentadas, os dados apresentados, as premissas assumidas, as interpretações dos resultados, o alcance associado aos resultados obtidos, entre muitos outros. A proposta não é a crítica em si, mas uma indicação clara do elemento que você pretende criticar e uma breve justificativa de sua escolha.

Prazos de entrega das fichas

  • Para a turma do integral, as fichas devem ser entregues até as 12:00hs do mesmo dia da aula indicada para aquela ficha.
  • Para a turma do noturno, as fichas devem ser entregues até as 17:00hs do mesmo dia da aula indicada para aquela ficha.

As datas específicas de cada ficha para cada artigo de cada módulo estão indicadas logo abaixo do link de cada artigo dentro de “Material de apoio”.

Como usar os formulários para preencher e enviar online as fichas

  1. Na barra lateral da página da disciplina, dentro de cada módulo, acesse as fichas clicando no link “Fichas de leitura”.
  2. Cada ficha tem um formulário próprio.
  3. Use qualquer processador de textos para escrever suas respostas e salve esse arquivo 1).
  4. Abra o formulário, complete as informações solicitadas e depois cole suas respostas nos campos indicados.
  5. Envie suas respostas clicando no botão “Submit” no final da página.
  6. Você pode ressubmeter sua ficha quantas vezes quiser até o prazo de entrega. Somente a última versão será considerada.

Análise Crítica

O que escrever

Questão 1: Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores usaram para construir uma das perguntas/hipóteses centrais do artigo. Sua resposta deve começar indicando claramente a pergunta/hipótese escolhida. Máximo de 5000 caracteres.

Questão 2: Escolha uma conclusão entre as principais apresentadas pelos autores. Faça uma análise crítica dos argumentos que os autores utilizaram para chegar à conclusão escolhida. Sua resposta deve começar indicando claramente a conclusão escolhida. Máximo de 5000 caracteres..

Roteiro para uma boa análise crítica:

Enuncie:

  1. A afirmação que será analisada
  2. A cadeia argumentativa que sustenta esta afirmação
  3. Sua afirmação sobre a cadeia (concordo, concordo parcialmente, discordo, discordo parcialmente…)
  4. A sua cadeia de argumentos que sustenta a sua afirmação

Critérios de avaliação

  • Para essa atividade considere o conceito de “argumento” apresentado na aula sobre argumentos em textos científicos.
  • É esperado que você incorpore nessa análise conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina (atividades práticas, textos, discussões, aulas, etc).
  • Alguns pontos que serão levados em consideração na avaliação das respostas: ideias claras, argumentos sólidos, conteúdo de ecologia vegetal (dentro do oferecido pela disciplina), uso dos materiais da disciplina.
1)
Para sua segurança, envie uma cópia para o seu e-mail ou algum site de armazenamento digital online como o Google drive ou Dropbox
cursos/popcom/2017/analise_artigos.txt · Última modificação: 2021/07/20 12:43 (edição externa)