Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


equipe:antigos:dani_zanelato

Daniela Zanelato

foto_site_dani_2.jpgGraduada no curso de Ciências Biológicas da Universidade de São Paulo em 2009, iniciei neste ano o mestrado, como título de “Demanda conflitante entre crescimento e sobrevivência em ambientes com diferentes disponibilidades de recursos e sua interação com a micro biota do solo.”

Durante o ano de 2008 realizei minha iniciação, que contou com bolsa de IC-Fapesp, e fiz parte da equipe de trabalho de campo e triagem de chuva de sementes das florestas alta e baixa de restinga. Atriagem deste material continua sendo feita, atualmente pelo bolsista Técnico Edson de Souza , e as sementes são colocadas para germinar no viveiro instalado na Ilha do Cardoso.

Durante o ano de 2009 iniciei o projeto de um Guia de Plântulas e Sementes de espécies nativas de restinga, com bolsa de treinamento técnico.

Meu interesse de pesquisa em áreas de restinga é entender alguns fatores importantes para a regeneração natural destes ambientes, com enfoque nos estágios de plântulas e sementes

Contato

dzanelato@gmail.com

Mestrado

Demandas conflitantes

A energia disponível para os seres vivos utilizarem em todas as suas atividades é limitada, e o investimento em determinadas atividades restringe evolutivamente o sucesso na realização de outras. Desse modo, nenhum ser vivo é extremante eficiente na sua capacidade de dispersão, crescimento e tolerância à estresses. Essas estratégias são adquiridas evolutivamente, ou seja, investir em uma estratégia, por exemplo de crescimento rápido implica sobreviver apenas onde essa estratégia é beneficiada, por exemplo em alta disponibilidade de nutrientes.

Chuva de sementes

Para que as sementes produzidas por indivíduos adultos possam alcançar locais que sofreram distúrbio e colonizá-los é necessário que ocorra sua disperão. Isto ocorre por meio da atuação de animais frugívoros ou por algum fator físico, como o vento. O conjunto me sementes que chega em um determinado local é chamado chuva de sementes, e é um dos processos que vai determinar a população que se estabelece em cada hábitat.

Para entender melhor o que é a chuva de semente clique aqui

Guia de Plântulas

A idéia é produzir um guia de campo, com fotos que permitam a identificação de plântulas arbóreas de espécies da restinga, seus frutos e sementes. Além disso, são fotografadas também flores, e frutos material fértil de espécies não arbóreas. E ainda informações sobre a época de frutos maduros e germinação das espécies estão sendo coletadas em parceira com o trabalho do viveiro. Atualmente o banco de dados conta com mais de 800 fotos e 75 espécies.

Abaixo um exemplo de como o guia pode ser estruturado

Ternstroemia brasiliensis (Pentaphylacaceae)

terns.jpg

Fruto maduro, sementes e plântula com folhas cotilédonares

Orientador

Prof. Dr. Alexandre Adalardo de Oliveira

equipe/antigos/dani_zanelato.txt · Última modificação: 2019/09/13 16:22 por nathaliamonalisa