Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Command disabled: media
estagio

Estágio e Pós-graduação

Política de Estágio

O LabTrop oferece estágio em vários projetos de pesquisa em andamento, contando alguns deles com bolsas de iniciação científica e técnica. Entretanto, não há garantia que os estágios tenham auxílio de bolsas, principalmente na fase de experiência. O candidato tendo sido selecionado, através de nossas chamadas ou por demanda de projetos, passa para a fase de experiência onde auxiliará atividades de campo e laboratório, supervisionado por alunos de pós-graduação ou professores. Durante esse período, por volta de três a seis meses, o estagiário é avaliado por suas competências e habilidades, mas principalmente pela sua motivação. Os estágios oferecidos objetivam uma ou mais das seguintes propostas:

  1. Treinamento na área ambiental: entrar em contato com as principais teorias e métodos da área de ecologia vegetal e de algumas aplicações na área.
  2. Iniciação científica buscando o treinamento nas várias fases da produção de conhecimento científico em ecologia vegetal.
  3. Aprimoramento em método científico, visando a elaboração de propostas de pesquisa e o ingresso em curso de pós-graduação.

Alunos de graduação interessados em orientação na pós-graduação deverão passar pelo treinamento da fase 3, necessariamente. Somente são enquadrados nessa fase estagiários que tenham passado pelo período de experiência ou pelo treinamento 1 ou 2. A passagem do estagiário pela fase 3 não garante o ingresso na pós-graduação, sendo necessário o aceite do orientador e que sejam cumpridas as exigências do exame de ingresso na pós-graduação em Ecologia do Instituto de Biociências da USP.

Abaixo listamos alguns dos pontos que julgamos durante a avaliação do estagiário.

  • entusiamo pelas atividades desenvolvidas
  • comprometimento e responsabilidade com a execução das atividades
  • organização e eficiência no cumprimento das metas estabelecidas
  • boa convivência com outros integrantes do Labtrop e pessoal envolvido (técnicos, moradores tradicionais)
  • demonstrar autonomia para o próprio aprimoramento científico e para a tomada de decisão para o pleno cumprimento das atividades.
  • envolvimento e participação constante nas atividades gerais do LabTrop

E desejável também que o estagiário demonstre:

  • empenho no estudo individual
  • proficiência na leitura de língua inglesa técnica
  • boa convivência
  • espírito de cooperação
  • espírito questionador e crítico, sem prepotência

O estágio pode ser interrompido a qualquer momento caso o orientador entenda que o estagiário não esteja aproveitando a oportunidade para se aprimorar ou seja mal avaliado em algum dos tópicos acima. A interrupção do estágio pode se dar a qualquer momento, mesmo que o estagiário esteja recebendo bolsa de estudo.

Formulário para Estágio Caso tenha lido as instruções acima e continue interessado em estagiar no Labtrop, preencha o formulário do link: Formulário Estágio

Pós-Graduação

O processo para ingresso na Pós-Graduação pelo LabTrop prevê um grande investimento pessoal e forte disposição. Ele é destinado àqueles que tenham convicção em seguir a carreira científica ou correlatas e que sintam real afinidade e aptidão. Não temos interesse por alunos que buscam apenas aprimorar o currículo e ter alguma experiência na área científica, para isso temos a iniciação científica que cumpre esse papel. Para interessados em fazer o mestrado vinculado ao LabTrop, sugerimos fortemente que busquem antes um estágio (veja regras acima).

Os coordenadores do LabTrop estão credenciados no programa de Pós-Graduação em Ecologia do Instituto de Biociências da USP. O ingresso no programa é efetuado através do processo seletivo que engloba:

  1. prova de conhecimento teórico específico da área de concentração, no caso Ecologia de Ecossistemas Terrestres.
  2. pré-projeto.

A seleção não garante automaticamente bolsa de estudo. A cota de bolsas do programa é designada aos candidatos de acordo com a classificação no processo seletivo e a disponibilidade varia conforme a liberação das cotas por alunos bolsistas.

estagio.txt · Última modificação: 2016/05/10 07:20 (edição externa)