Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:planeco:roteiro:02-hipot

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2022/03/21 17:07]
adalardo [Definindo um cenário nulo]
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2024/03/01 17:56]
127.0.0.1 edição externa
Linha 1: Linha 1:
-====== ​Teste de Hipóteses ​======+====== ​Entendendo o p-valor ​======
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
  
-Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​+Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor ===== ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor =====
  
-Antes de iniciar o roteiro, assista a aula gravada ​no nosso canal do Youtube.+Aula síncrona ​gravada ​durante a pandemia, permanece aqui como material de consulta 
  
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
Linha 165: Linha 165:
  
 ===== Reamostrando os dados ===== ===== Reamostrando os dados =====
 +
 +Caso tenha entendido o procedimento que gera o cenário nulo por aleatorização,​ podemos partir para o teste de hipótese seguindo os passos definidos abaixo.
 +
  
 <WRAP center round todo 90%> <WRAP center round todo 90%>
-Caso tenha entendido o tutorial, podemos partir para o teste de hipótese por aleatorização. 
   * Na aba //Entrada de dados// selecione os dados //"​rhyzophora"//;​   * Na aba //Entrada de dados// selecione os dados //"​rhyzophora"//;​
   * Na aba //​Estatística//​ :   * Na aba //​Estatística//​ :
Linha 192: Linha 194:
 <WRAP center round todo 60%> ​ <WRAP center round todo 60%> ​
   * acompanhe o que acontece com o //​p-value//;​   * acompanhe o que acontece com o //​p-value//;​
-  * discorra com os colegas a diferença desses dois testes; 
   * há mudança na hipótese biológica em questão?   * há mudança na hipótese biológica em questão?
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
Linha 201: Linha 202:
  
  
 +<WRAP center round box 90%>
 ===== Exercício ===== ===== Exercício =====
  
   * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​   * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​
- 
- 
   * aguarde todos os alunos preencherem   * aguarde todos os alunos preencherem
   * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv**   * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv**
Linha 212: Linha 212:
   * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling:   * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling:
       * altura média entre gêneros é diferente;       * altura média entre gêneros é diferente;
-      * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino.+      * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino
  
 <WRAP round help 100%> <WRAP round help 100%>
Linha 220: Linha 221:
 \\ \\
 \\ \\
-  * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses+  * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses ​do exercício
   * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese)   * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese)
  
-Obs: tente encaminhar ​suas respostas pelo formulário ​abaixo, que estará visível caso esteja logado em uma conta google. Pode ser submetido também pelo [[https://forms.gle/zMooZt4e68o5YKuQ6|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários,​ encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**),​ indicando como "​Assunto":​ **Teste de Hipóteses** +Encaminhe as suas respostas pelo formulário ​ [[https://docs.google.com/​forms/​d/e/​1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/​viewform?​usp=sf_link|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários,​ encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**),​ indicando como "​Assunto":​ **Teste de Hipóteses**
- +
-{{url>​https://​forms.gle/​zMooZt4e68o5YKuQ6}}+
  
 +/*
 +{{url>​https://​docs.google.com/​forms/​d/​e/​1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/​viewform?​usp=sf_link}}
 +*/
  
  
Linha 234: Linha 236:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +
 +</​WRAP>​
  
 /* /*
cursos/planeco/roteiro/02-hipot.txt · Última modificação: 2024/03/06 16:10 (edição externa)