Bem vindo(a). Aqui você encontrará informações sobre o LabTrop do Instituto de Biocências da USP. Esse Wiki contempla as atividades do LABTROP, pessoal, disciplinas, projetos e artigos. Presta-se também para a troca de informações entre os integrantes do LabTrop, por isso alguns diretórios (namespaces) tem acesso restrito e precisam de autenticação para que seus conteúdos sejam visualizados.
A principal motivação em pesquisa do LabTrop é entender os mecanismos de geração e manutenção da imensa diversidade das florestas tropicais, centrado principalmente no estudo de plantas, em especial o grupo funcional das árvores. Para alcançar esse objetivo o Laboratório de Ecologia de Florestas Tropicais desenvolve projetos de pesquisa com duas principais abordagens: observacional, monitorando populações de plantas em censos periódicos e experimental, manipulando plantas em laboratório e no campo.
Além da pesquisa, o Labtrop pretende o treinamento e formação de novos pesquisadores e pessoal técnico na área ambiental, atuando em educação formal para graduação e pós-graduação e apoiando projetos de educação não formal e de divulgação científica.
Uma das atividades regulares do LabTrop são os seminários que visam o debate de questões teóricas e analíticas em ecologia, além de ser um fórum de apresentação dos projetos e propostas de pesquisa. Seminários
Veja informações sobre oportunidades de estágio e pós-graduação.
Alexandre Adalardo de Oliveira, IB-USP (adalardo@usp.br)
Professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IBUSP) desde 2002. Antes disso, professor no departamento de Botânica da FFCL da USP de Ribeirão Preto. Doutor desde 1997 com a tese "Dinâmica, Composição e Estrutura de uma floresta de Terra Firme da Amazônia Central".
É pesquisador associado do Forest Global Earth Observatory (ForestGEO) do Smithsonian Tropical Research Institute e do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais do INPA. Sua linha de pesquisa é centrada no estudo de florestas tropicais, focado nos mecanismos estruturadores dessas comunidades e na dinâmica de suas populações. Interessa-o os padrões e processos de diversificação nos trópicos focado nas teorias Neutra, Distúrbios Intermediários, Segregação de Nicho. Seus interesses recentes recaem sobre a relação entre Estruturação Filogênetica e Distância Ecologica nessas comunidades.