Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte | ||
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2022/03/21 17:10] adalardo [Reamostrando os dados] |
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2024/03/01 17:56] 127.0.0.1 edição externa |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | ====== Teste de Hipóteses ====== | + | ====== Entendendo o p-valor ====== |
<WRAP center round box 60%> | <WRAP center round box 60%> | ||
- | Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/edit?usp=sharing| altura alunos]]. | + | Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/edit?usp=sharing| altura alunos]]. |
</WRAP> | </WRAP> | ||
===== Vídeo Aula: O significado do P-valor ===== | ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor ===== | ||
- | Antes de iniciar o roteiro, assista a aula gravada no nosso canal do Youtube. | + | Aula síncrona gravada durante a pandemia, permanece aqui como material de consulta. |
<WRAP center round box 80%> | <WRAP center round box 80%> | ||
Linha 194: | Linha 194: | ||
<WRAP center round todo 60%> | <WRAP center round todo 60%> | ||
* acompanhe o que acontece com o //p-value//; | * acompanhe o que acontece com o //p-value//; | ||
- | * discorra com os colegas a diferença desses dois testes; | ||
* há mudança na hipótese biológica em questão? | * há mudança na hipótese biológica em questão? | ||
</WRAP> | </WRAP> | ||
Linha 203: | Linha 202: | ||
+ | <WRAP center round box 90%> | ||
===== Exercício ===== | ===== Exercício ===== | ||
* Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/edit?usp=sharing| altura alunos]]. | * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/edit?usp=sharing| altura alunos]]. | ||
- | |||
- | |||
* aguarde todos os alunos preencherem | * aguarde todos os alunos preencherem | ||
* salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv** | * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv** | ||
Linha 214: | Linha 212: | ||
* com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling: | * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling: | ||
* altura média entre gêneros é diferente; | * altura média entre gêneros é diferente; | ||
- | * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino. | + | * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino; |
<WRAP round help 100%> | <WRAP round help 100%> | ||
Linha 222: | Linha 221: | ||
\\ | \\ | ||
\\ | \\ | ||
- | * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses | + | * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses do exercício |
* 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese) | * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese) | ||
- | Obs: tente encaminhar suas respostas pelo formulário abaixo, que estará visível caso esteja logado em uma conta google. Pode ser submetido também pelo [[https://forms.gle/zMooZt4e68o5YKuQ6|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários, encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**), indicando como "Assunto": **Teste de Hipóteses** | + | Encaminhe as suas respostas pelo formulário [[https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/viewform?usp=sf_link|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários, encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**), indicando como "Assunto": **Teste de Hipóteses** |
- | + | ||
- | {{url>https://forms.gle/zMooZt4e68o5YKuQ6}} | + | |
+ | /* | ||
+ | {{url>https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/viewform?usp=sf_link}} | ||
+ | */ | ||
Linha 236: | Linha 236: | ||
</WRAP> | </WRAP> | ||
+ | |||
+ | </WRAP> | ||
/* | /* |