Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:planeco:roteiro:09-lm02a

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2020/04/09 18:12]
ctcastanho
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2022/04/11 19:14]
ctcastanho [Entendendo os possíveis resultados graficamente]
Linha 5: Linha 5:
  
 Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento.
 +
 {{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​690|}} {{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​690|}}
    
Linha 12: Linha 13:
 ==== Tarefa 1 ===== ==== Tarefa 1 =====
  
-Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​A5gfjcQ9SGs6G2819|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação ​para cada um dos painéis.+Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​6w1uujzx4ETKyjuAA|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-{{url>​https://​forms.gle/​A5gfjcQ9SGs6G2819}} 
  
 Agora queremos supor sobre o sinal e a significância dos coeficientes do modelo. ATENÇÃO: os coeficientes do modelo não correspodem aos fatores. Os coeficientes são aqueles que aparecem quando pedimos o "​summary"​ do modelo no R. Neste exemplo das cracas, o modelo estatístico estimará 6 coeficientes:​ intercepto (ardosia); beta*cimento;​ beta*granito;​ beta*angulo;​ beta*angulo*cimento e beta*angulo*granito. A seguir uma breve descrição do significado de cada coeficiente:​ Agora queremos supor sobre o sinal e a significância dos coeficientes do modelo. ATENÇÃO: os coeficientes do modelo não correspodem aos fatores. Os coeficientes são aqueles que aparecem quando pedimos o "​summary"​ do modelo no R. Neste exemplo das cracas, o modelo estatístico estimará 6 coeficientes:​ intercepto (ardosia); beta*cimento;​ beta*granito;​ beta*angulo;​ beta*angulo*cimento e beta*angulo*granito. A seguir uma breve descrição do significado de cada coeficiente:​
Linha 24: Linha 24:
   * **Beta*cimento**:​ efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa.   * **Beta*cimento**:​ efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa.
   * **Beta*granito**:​ efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia).   * **Beta*granito**:​ efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia).
-  * **Beta*angulo**:​ efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o subtrato ​ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. +  * **Beta*angulo**:​ efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o substrato ​ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. 
-  * **Beta*angulo*cimento**:​ Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao seu efeito ​ao tratamento ardosia (no intercepto). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação em comparação ​à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).+  * **Beta*angulo*cimento**:​ Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao efeito ​do ângulo no tratamento ardosia (referência). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação ​do efeito do ângulo sobre o estabelecimento de cracas ​em comparação ​ao tratamento ​ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).
   * **Beta*angulo*granito**:​ Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).   * **Beta*angulo*granito**:​ Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).
  
Linha 33: Linha 33:
 ==== Tarefa 2 ===== ==== Tarefa 2 =====
  
-Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​LToqU7M5iUQQxkQN6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo.+Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​PDmGVQuuPNDjLUFi6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
cursos/planeco/roteiro/09-lm02a.txt · Última modificação: 2024/03/27 11:33 (edição externa)