Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior | ||
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2022/04/08 20:48] ctcastanho [Entendendo os possíveis resultados graficamente] |
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2024/03/27 11:33] (atual) |
||
---|---|---|---|
Linha 4: | Linha 4: | ||
===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== | ===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== | ||
- | Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. | + | Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo em que a placa de substrato é colocada (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. |
{{:cursos:planeco:roteiro:FiguraGotelli_corrigida.png?690|}} | {{:cursos:planeco:roteiro:FiguraGotelli_corrigida.png?690|}} | ||
Linha 13: | Linha 13: | ||
==== Tarefa 1 ===== | ==== Tarefa 1 ===== | ||
- | Para cada um dos paineis acima, use o [[https://forms.gle/6w1uujzx4ETKyjuAA|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação para cada um dos painéis. | + | Para cada um dos paineis acima, use o [[https://forms.gle/oVy62GCvFq5GFBFv5|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação. |
</WRAP> | </WRAP> | ||
Linha 24: | Linha 24: | ||
* **Beta*cimento**: efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa. | * **Beta*cimento**: efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa. | ||
* **Beta*granito**: efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia). | * **Beta*granito**: efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia). | ||
- | * **Beta*angulo**: efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o subtrato ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. | + | * **Beta*angulo**: efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o substrato ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. |
* **Beta*angulo*cimento**: Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia (referência). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação do efeito do ângulo sobre o estabelecimento de cracas em comparação ao tratamento ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva). | * **Beta*angulo*cimento**: Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia (referência). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação do efeito do ângulo sobre o estabelecimento de cracas em comparação ao tratamento ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva). | ||
* **Beta*angulo*granito**: Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva). | * **Beta*angulo*granito**: Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva). | ||
Linha 33: | Linha 33: | ||
==== Tarefa 2 ===== | ==== Tarefa 2 ===== | ||
- | Para os paineis C e E, use o [[https://forms.gle/PDmGVQuuPNDjLUFi6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo. | + | Para os paineis C e E, use o [[https://forms.gle/6KYYZWhH4AVX9E496|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo. |
</WRAP> | </WRAP> |