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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2022/04/11 19:14] ctcastanho [Entendendo os possíveis resultados graficamente] |
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2024/03/27 11:33] (atual) |
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===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== | ===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== | ||
- | Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. | + | Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo em que a placa de substrato é colocada (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. |
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==== Tarefa 1 ===== | ==== Tarefa 1 ===== | ||
- | Para cada um dos paineis acima, use o [[https://forms.gle/6w1uujzx4ETKyjuAA|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação. | + | Para cada um dos paineis acima, use o [[https://forms.gle/oVy62GCvFq5GFBFv5|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação. |
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==== Tarefa 2 ===== | ==== Tarefa 2 ===== | ||
- | Para os paineis C e E, use o [[https://forms.gle/PDmGVQuuPNDjLUFi6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo. | + | Para os paineis C e E, use o [[https://forms.gle/6KYYZWhH4AVX9E496|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo. |
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