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| + | ====== Princípios da Estatística Frequentista ====== | ||
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| + | ====== Regressão Linear Simples ====== | ||
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| + | ===== Regressão linear na prática ===== | ||
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| + | Agora que você entendeu como funciona a regressão linear, vamos para um exemplo prático. | ||
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| + | Baixe o arquivo de dados para o seu diretório: | ||
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| + | <WRAP center round info 90%> | ||
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| + | **Exemplo hipotético** | ||
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| + | Pesquisadores interessados em entender o efeito da precipitação sobre a produtividade primária liquída em ecossistemas terrestres, selecionaram 30 áreas naturais distribuídas por todo o globo. Dada a importância da água para a fotossíntese, | ||
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| + | ==== Hipóteses estatísticas ==== | ||
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| + | Considerando que os pesquisadores estão interessados no efeito da precipitação sobre a produtividade, | ||
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| + | * H0: B=0 | ||
| + | * H1: B≠0 | ||
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| + | ==== Como fazer a regressão linear simples ==== | ||
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| + | 1) Abra o RCommander. Caso vc não tenha instalado o pacote no R, acesse o [[cursos: | ||
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| + | 2) Importe o arquivo para o Rcommander (**Dados > Importar arquivos de dados > de arquivo texto , clipboard, URL...**) e importe os dados // | ||
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| + | 3) Conheça os dados, clicando | ||
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| + | 4) Avalie visualmente a relação entre as variáveis com o gráfico de dispersão em: **Gráficos > Diagramas de dispersão (scatterplot)**. Na aba de Opções marque **Boxplots marginais**, | ||
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| + | 5) Ajuste um modelo de regressão linear da produtividade em função da precipitação. Para isso, vá em **Estatística > Ajuste de Modelos > Regressão linear**. Escolha a produtividade como Variável resposta e precipitação como Variável Explicativa. | ||
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| + | 6) No menu **Modelos** podemos olhar o resumo dos resultados do modelo clicando em **Resumir modelo**, olhando os valores dos coeficientes dos modelos. | ||
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| + | 7) Também é possível obter os resíduos e os valores ajustados do modelo clicando no menu **Modelos** em **Adicionar estatísticas calculadas aos dados** e selecionando **Valores ajustados** e **Resíduos**. Esses valores serão colocados como colunas novas na planilha de dados e para visualizá-los, | ||
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| + | ==== A hipótese científica foi corroborada? | ||
| + | Para entender os resultados obtidos, primeiramente devemos examinar o resumo dos resultados. Vcs verão algumas informações relacionadas aos dois parâmetros do modelo: o intercepto e a inclinação (no resumo chamado de " | ||
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| + | Quanto ao **intercepto**, | ||
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| + | Quanto à **inclinação**, | ||
| + | * a precipitação afeta de maneira significativa a produtividade primária em Ecossistemas Terrestres (com este valor de P< | ||
| + | * e com qual magnitude ocorre tal efeito da chuva sobre a produtividade das plantas? Para cada aumento de 1mm na quantidade de chuva média anual de uma localidade observa-se, em média, um aumento em **0.003 MgC/ | ||
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| + | Adicionalmente temos o valor de **R2 ajustado** para nos ajudar na interpretação do modelo. O R2 ajustado é de 0.80. Isso significa que a variação na precipitação explica aproximadamente 80% da variação observada na produtividade das diferentes localidades. Os demais 20% são explicados por fatores desconhecidos. Mas, lembre-se que R2 de 80% é muito alto e muito raro de ser encontrado na biologia (efeitos da simulação)! | ||
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| + | ==== As premissas do modelo foram atendidas? ==== | ||
| + | Para que as conclusões descritas acima sejam confiáveis, | ||
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| + | ===Como saber se os erros/ | ||
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| + | Para isso vamos usar os resíduos da regressão que foram incluídos como uma coluna na sua planilha de dados e aparecem com o nome //" | ||
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| + | A partir do menu **Gráficos**, | ||
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| + | Essa é uma análise muito simplista e mais para frente nesse roteiro vamos conhecer outros métodos para avaliar a distribuição dos resíduos. | ||
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| + | === Como saber se a variância dos erros/ | ||
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| + | Para fazer esse gráfico, vá para o menu **Gráficos > Diagrama de dispersão**, | ||
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| + | === Gráficos Diagnósticos Sintéticos === | ||
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| + | Para elaborar o conjunto de gráficos diagnósticos do nosso modelo, no RCommander vá em **Modelos > Gráficos > Diagnósticos gráficos básicos**. | ||
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