Exercícios de análise dos textos
Para algumas das atividades de discussão de texto há exercícios a fazer neste wiki.
Veja as instruções de cada atividade abaixo.
Estrutura de populações
- Dale, M. 1999. Concepts of spatial pattern. Cap. 1 de Spatial Pattern Analysis in Ecology. Cambdridge Univ Press.
Proposta
Imagine que os docentes da disciplina resolveram aplicar uma prova sobre esse texto. Essa prova será com consulta, e conterá poucas questões, que no conjunto devem abordar todas as ideias centrais do texto, de maneira interessante e instigante. Você é monitor(a) da disciplina e ficou encarregado(a) de elaborar uma das questões. Proponha uma pergunta abrangente e que estimule o pensamento crítico e criativo. Pré-requisitos:
- A pergunta é para ser respondida com consulta ao texto, portanto não é uma avaliação de memorização.
- A resposta não pode se restringir a reproduzir informações recuperadas do texto, mas sim criar com essas informações proposições que não sejam auto-evidentes no texto.
- A pergunta deve abranger pelo menos um tópico central do texto, e pode abranger mais de um.
O que vamos fazer
- Cada grupo formula sua questão. Clique no link de seu grupo (abaixo) para abrir uma página editável onde o grupo escreve sua questão.
- Cada grupo responde a questão de outro. Após formular suas questões, cada grupo terá que responder à questão de outro grupo. Clique no link do grupo indicado pelos professores e escreva sua resposta.
- O grupo que formulou a questão avalia a resposta. Clique no link de seu grupo e dê uma nota de zero a dez à resposta.
- Discussão coletiva: os resultados são apresentados e discutidos em sala.