Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais
Introdução
Bem vindo(a) ao wiki da disciplina Ecologia de Populações e Comunidades Vegetais (BIE 320), oferecida pelo Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
Nosso Objetivo
Compreender melhor uma maneira particular de ver o mundo, chamada Ecologia Vegetal. Acreditamos que tal compreensão passa pela análise crítica dos conteúdos específicos de conhecimento atribuídos a esse ramo da Ecologia, bem como da maneira como foram gerados.
Esse objetivo decorre de três princípios:
- Aprender uma disciplina é compreender uma certa forma de ver o mundo, o que exige entender sua lógica e também suas limitações.
- Ciência é geração de conhecimento aberto à verificação. Qualquer conteúdo hoje aceito pela comunidade científica pode ser descartado, e provavelmente o será, em algum momento. Portanto, acreditamos que o ensino de disciplinas científicas deve equilibrar a compreensão de conteúdos hoje considerados válidos, e do processo que gera, mantém e descarta esses conteúdos.
- Como não há maneira melhor de aprender do que tentar ensinar, acreditamos que o processo de aprendizado contribuirá para um maior entendimento da Ecologia Vegetal por parte de todos, inclusive dos professores e monitores
.
Conteúdo
A disciplina está divida em quatro módulos temáticos:
- Dinâmica de Populações
- Estrutura de Populações
- Estrutura de Comunidades
- Dinâmica de Comunidades
Equipe
Professores
- Adriana Maria Zanforlin Martini, amzmartini@usp.br, Fone 3091-7602
- Alexandre Adalardo de Oliveira, adalardo@usp.br, Fone 3091-7489
- Paulo Inácio Prado, prado@ib.usp.br, Fone 3091-7597
Monitores
- Gabriela Marin, Graduação Biologia, gabi_lm88@hotmail.com
- Milena Timich, Graduação Biologia, milena.timich@usp.br
- Renato de Toledo, Doutorado Ecologia, rmt@usp.br
- Sara Mortara, Doutorado Ecologia, saramortara@gmail.com
Curso Atual
Por que um WIKI?
O wiki é um serviço de interação por meio da internet, que facilita a redação coletiva de textos. O layout é intencionalmente simples, pois a prioridade é o conteúdo, e as funcionalidades para modificá-lo.
A escolha deste serviço para a página da disciplina não é por acaso. A idéia é que o aprendizado é resultado da colaboração entre professores e alunos. Portanto, este site não é apenas para leitura, mas para modificação.