Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:ecor:02_tutoriais:tutorial1b:start

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
cursos:ecor:02_tutoriais:tutorial1b:start [2020/07/31 12:26]
adalardo [Carregando Pacotes]
cursos:ecor:02_tutoriais:tutorial1b:start [2020/07/31 18:19] (atual)
adalardo [Esquema do Mapa do R]
Linha 179: Linha 179:
  
  
-==== .RData ​automático ​====+==== Arquivo ​.RData ====
  
 Agora com a sessão do R desligada, abra o gerenciador de arquivos, Windows Explorer, na pasta criada no inicio desse tutorial, nossa sugestão foi algo como: Agora com a sessão do R desligada, abra o gerenciador de arquivos, Windows Explorer, na pasta criada no inicio desse tutorial, nossa sugestão foi algo como:
Linha 334: Linha 334:
 </​code>​ </​code>​
  
-O ''​search()''​ retorna os pacotes que estão carregados na sua sessão do R. Pacotes são conjuntos de ferramentas associadas a algum conjunto de tarefas. Na nossa metáfora da oficina os pacotes são os armários onde guardamos nossas ferramentas. Por padrão o R abre alguns desses armários quando ​inciamos ​uma sessão, os armários com as ferramentas básicas: ​são eles que contem as funções que estamos usando.+O ''​search()''​ retorna os pacotes que estão carregados na sua sessão do R. Pacotes são conjuntos de ferramentas associadas a algum conjunto de tarefas. Na nossa metáfora da oficina os pacotes são os armários onde guardamos nossas ferramentas ​classificadas pelo tipo de uso. Por padrão o R abre alguns desses armários quando ​iniciamos ​uma sessão, os armários com as ferramentas básicas: eles que contem as funções que estamos usando.
        
-Além desses pacotes, existem outros que são distribuídos junto ao programa R, mas que não são abertos ​na sessão ​por padrão. São pacotes importantes,​ mas são um pouco mais específicos. São como armários que estão trancados, precisamos destrancar e abrir para poder usar as ferramentas que estão neles. Para acessar esses pacotes utilizamos a função ''​library''​ que nos mostra os pacotes que estão instalados no nosso computador:+Além desses pacotes, existem outros que são distribuídos junto ao programa R, mas que não são abertos ​no início de uma sessão. São pacotes importantes,​ mas um pouco mais específicos ​ou especializados do que as ferramentas básicas. São como armários que estão trancados, com ferramentas que usamos menos frequentemente, precisamos destrancar e abrir para poder usar as ferramentas que estão neles. Para acessar esses pacotes utilizamos a função ''​library''​ que nos mostra os pacotes que estão instalados no nosso computador:
  
 <​code>​ <​code>​
Linha 342: Linha 342:
 </​code>​ </​code>​
  
-Por exemplo, temos o pacote ''​lattice''​ descrito como: "A powerful and elegant high-level data visualization..."​. Uma das funções desse pacote é ''​bwplot''​ para a construção de boxplot. Se tentarmos consultar a documentação dessa funções:+Por exemplo, temos o pacote ''​lattice''​ descrito como: "A powerful and elegant high-level data visualization..."​. Uma das funções desse pacote é ''​bwplot''​ para a construção de boxplots. Se tentarmos consultar a documentação dessa função:
  
 <​code>​ <​code>​
Linha 394: Linha 394:
 ===== Instalando Pacotes ===== ===== Instalando Pacotes =====
  
-Quando estamos trabalhando em uma oficina normalmente chegamos a um ponto em que precisamos de uma ferramenta que não está disponível localmente. Nesses momentos precisamos nos deslocar até uma loja especializada para adquirir as ferramentas necessárias. As loja do R são os repositórios, ​entre eles o principal e oficial é o CRAN [[https://​cran.r-project.org/​]]. ​Entre os três principais repositórios (CRAN, GitHub e Bioconductor)),​ em consulta feita em 31 de julho de 2020, existiam 20.205 pacotes contendo mais de **3,1 milhões de funções** disponíveis para o R!+{{:​cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1b:​18.png?​400 ​ |}}Quando estamos trabalhando em uma oficina normalmente chegamos a um ponto em que precisamos de uma ferramenta que não está disponível localmente. Nesses momentos precisamos nos deslocar até uma loja especializada para adquirir as ferramentas necessárias. As loja do R são os repositórios ​de pacotes oficial é o CRAN [[https://​cran.r-project.org/​]]. ​
  
 +Entre os três principais repositórios ((CRAN, GitHub e Bioconductor)),​ em consulta feita em 31 de julho de 2020, existiam 20.205 pacotes contendo mais de **3,1 milhões de funções** disponíveis para o R(([[https://​www.rdocumentation.org/​]]))!
  
 +Nesse universo de itens disponíveis fica difícil encontrar a melhor ferramenta para a tarefa que queremos executar. Existem várias ferramentas para auxiliar nessa tarefa. Aconselhamos fortemente a usar e inciar a sua busca pelo ''​Task Views''​ disponível no site oficial do CRAN. Que são revisões de pacotes disponíveis separadas por temas, normalmente áreas de pesquisa (ecologia, genética, economia...) ou tipos de análises (bayesiana, multivariada,​ espacial...).
 +   
 +<WRAP center round box 90%>
 +{{  :​cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1b:​taskviews.png?​800 ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +
 +Entre no site do [[https://​cran.r-project.org/​ | CRAN ]] e navegue para **Task Views** > **Environmetrics**. Nele irá encontrar uma revisão sobre as ferramentas disponíveis para análises de dados na área de ecologia, dividida em tópicos. É muito útil, inclusive para saber quanto confiável e estável é um pacote. Na documentação está a descrição de um dos pacotes mais importantes para análise de dados multivariados em ecologia de comunidades chamado ''​vegan''​. Um pacote com cerca de 20 anos, atualizado frequentemente com incorporação de novas metodologia e que já foi muito testado, um pacote clássico para a ecologia.  ​
 +A forma mais prática para instalar um pacote do CRAN é utilizar a função interativa ''​install.packages()''​. Essa função irá abrir uma janela para que o usuário escolha qual o espelho do CRAN de onde o pacote virá e em seguida lista todos os pacotes que estão no repositório. Como são muitos é aconselhável usar o argumento ''​pkgs''​ que recebe um vetor de caracteres com os nomes dos pacotes a serem instalados ((VEJA A DOCUMENTAÇÃO!!!)) ​
  
-Pacotes são conjuntos de funções específicas do R, distribuídos em conjunto. No repositório do R estão armazenadas uma quantidade muito grande de pacotes que geralmente tem funções para um certo conjunto de tarefas associadas (p.ex: análise de padrões espaciais de pontos). Para usar um pacote é necessário entender a diferença entre baixar o pacote (download) do repositório e carregar o pacote na sua área de trabalho. Veja a apostila para mais detalhes se houver ainda dúvidas sobre como usar pacotes ​ 
  
-Quais pacotes estão disponíveis na sua instalação de R? Você pode verificar isto com o comando: 
 <​code>​ <​code>​
-library()+install.packages(pkgs = "​vegan"​) 
 </​code>​ </​code>​
  
-Outra maneira ​é iniciar a interface hipertexto ​de ajuda com:+Selecione o repositório mais próximo fisicamente,​ no nosso caso, é o ''​Brazil(SP 1)[https]'':​ 
 + 
 +<WRAP center round box 90%> 
 +{{  :​cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1b:​selectCRANmirror.png?​800 ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 +  
 + 
 +Agora vamos verificar se o  pacote está instalado consultando o ''​help.start()''​ e virificando se aparece na na lista de pacotes instalados. Vá no link abaixo do ''​Descrition File''​ denominado ''​User guides, package vignettes and other documentation''​ e abra o documento ​com o tema ''​Diversity analysis in vegan''​.  
 <​code>​ <​code>​
 help.start() help.start()
-</​code>​ 
- E escolher o link //"​Packages"//,​ que você terá a lista do pacotes já instalados. ​ 
-Na interface hipertexto clique no nome de um dos pacotes. Você verá a lista de todos os objetos que este pacote contém. 
  
-Quais pacotes estão carregados? Uma maneira simples de descobrir é com o comando: 
-<​code>​ 
-search() 
 </​code>​ </​code>​
  
-Agora vamos gerar 15 números sorteados ​de uma distribuição normalcom média 1 desvio-padrão=3,​ e guardar o resultado no onbjeto ​''​x1''​+Vá no link ''​Packages''​ e selecione o pacote ''​vegan''​ na lista de pacotes. A página inicial do pacote com o título **Community Ecology Package** conterá o link para a documentação ​de cada uma das funções do pacote. São muitasmais de 500! Felizmente a documentação do pacote é muito completa ​tem alguns tutoriais incluídos que são chamados de ''​Vignettes''​. Essas vinhetas são de grande ajuda para quem precisa estudar um pacote. ​ Abra a vinheta sobre ''​Diversity analysis in vegan'', ​navegue no documento. São 12 páginas condensadas sobre análises de diversidademostrando como faze-las no ''​vegan''​ e com exemplos muito ilustrativos.
-<​code>​ +
-x1 <- rnorm(n=15mean=1sd=3) +
-</​code>​+
  
-Para fazer um histograma deste valores, há a função ''​hist'', ​do pacote //​graphics//:​ +===== Esquema ​do Mapa do R =====
-<​code>​ +
-hist(x1) +
-</​code>​+
  
-Mas há também ​função ''​truehist'',​ do pacote //MASS//: +Esse tutorial é uma base muito importante para que o usuário se torne fluente na linguagem e se posicione no ambiente de programação. Uma boa sugestão é retornar ​esse tutorial depois que tiver alguma experiência no R para sedimentar os conceitos aqui apresentados. Abaixo o esquema que apresentamos em aula e no inicio desse tutorial. Garanta que consegue se localizar nele. 
-<code+ 
-truehist(x1) +<WRAP center round box 100%
-</code>+**__MapeaR__** 
 +{{:​cursos:​ecor:​02_tutoriais:​tutorial1:​mapa20.png?​1000 ​ |}} 
 + 
 + 
 +</WRAP> 
 + 
 +Siga para a aba de exercícios para fazer os exercícios associados a esse tutorial.
  
-Este comando retornará uma mensagem de erro, que avisa que o R não encontrou o objeto ''​truehist''​. Para que isso não aconteça, é preciso carregar o pacote //MASS//, que já está instalado na distribuição básica do R: 
-<​code>​ 
-search() 
-library(MASS) 
-search() 
-truehist(x1) 
-</​code>​ 
  
  
cursos/ecor/02_tutoriais/tutorial1b/start.1596209196.txt.gz · Última modificação: 2020/07/31 12:26 por adalardo