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cursos:planeco:roteiro:07-class_base

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-Na aula sobre [[cursos:​planeco:​roteiro:​02-hipot|teste de hipótese]] utilizamos técnicas de Monte Carlo para testar a hipótese de que duas médias são distintas, ou que uma é maior/menor que outra, tanto no exemplo do  [[cursos:​planeco:​roteiro:​02-hipot#​Tutorial Árvores do Mangue|]], quanto no exercício [[cursos:​planeco:​roteiro:​02-hipot#​Exercício| Altura dos alunos]]. Em ambos os casos estávamos comparando médias de dois grupos distintos, por exemplo, dois tipos de solos no mangue ou gênero dos alunos. O nosso procedimento foi análogo ao teste frequentista ​ **//t// de Student**, mas a forma de obter o //​**p-valor**//​ foi diferente. Nos procedimentos anteriores, simulamos o cenário nulo e comparamos o valor observado (diferença das médias) com a distribuição de probabilidades obtidas por meio dessa simulação. Na abordagem __clássica__ do teste frequentista **//t// de Student**, ​o valor observado ​ (diferença das médias) ​é comparado ​com uma distribuição ​estatística ​//​**t**// ​conhecida previamenteque foi desenvolvida pelo matemático William Gosset.+Na aula sobre [[cursos:​planeco:​roteiro:​02-hipot|teste de hipótese]] utilizamos técnicas de Monte Carlo para testar a hipótese de que duas médias são distintas, ou que uma é maior/menor que outra, tanto no exemplo do  [[cursos:​planeco:​roteiro:​02-hipot#​Tutorial Árvores do Mangue|]], quanto no exercício [[cursos:​planeco:​roteiro:​02-hipot#​Exercício| Altura dos alunos]]. Em ambos os casos estávamos comparando médias de dois grupos distintos, por exemplo, dois tipos de solos no mangue ou gênero dos alunos. O nosso procedimento foi análogo ao teste frequentista ​ **//t// de Student**, mas a forma de obter o //​**p-valor**//​ foi diferente. Nos procedimentos anteriores, simulamos o cenário nulo e comparamos o valor observado (diferença das médias) com a distribuição de probabilidades obtidas por meio dessa simulação. Na abordagem __clássica__ do teste frequentista **//t// de Student**, ​a estatística de interesse ​ //t// da amostra ​é comparada ​com distribuição ​probabilística ​//**t**// , desenvolvida pelo matemático ​britânico ​William Gosset.
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-A //Análise de Variância//​ (** ANOVA **) é uma generalização do teste **//t// de Student**, desenvolvida ​por [[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Ronald_Fisher|Ronald Fisher]] há mais de 100 anos (1918). Apesar ​de idoso, é um teste muito popular, talvez o mais utilizado em ciências naturais. A hipótese subjacente da ANOVA é de diferença entre as médias de 2 ou mais grupos. O procedimento para o cálculo da estatística da ANOVA, chamada de  **//F//**, está associado à partição da variância dos dados, por isso o nome. Uma maneira clássica de apresentar o resultado do teste de **ANOVA** é a a chamada **tabela de ANOVA**. Tanto a partição da variação quanto a **tabela de ANOVA** serão utilizados para avaliarmos outros modelos durante o curso, por isso é importante entender bem o que é a partição da variação e o que a tabela de ANOVA nos apresenta. ​+A //Análise de Variância//​ (** ANOVA **), desenvolvida ​pelo também britânico ​[[https://​en.wikipedia.org/​wiki/​Ronald_Fisher|Ronald Fisher]] há mais de 100 anos (1918), é uma generalização do teste **//t// de Student**. Apesar ​da idade avançada, é um teste muito popular, talvez o mais utilizado em ciências naturais ​nas últimas décadas. A hipótese subjacente da ANOVA é de diferença entre as médias de 2 ou mais grupos. O procedimento para o cálculo da estatística da ANOVA, chamada de  **//F//**, está associado à partição da variância dos dados, por isso o nome. Uma maneira clássica de apresentar o resultado do teste de **ANOVA** é a a chamada **tabela de ANOVA**. Tanto a partição da variação quanto a **tabela de ANOVA** serão utilizados para avaliarmos outros modelos durante o curso, por isso é importante entender bem o que é a partição da variação e o que a tabela de ANOVA nos apresenta. ​
  
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-Inclua os seguintes produtos no formulário ​a seguir ou pelo  ​[[https://​docs.google.com/​forms/​d/​e/​1FAIpQLSdFL6jKLBe9YmbRlQI9MD04Swl8vPWZHGjxXlZSXulerfT2DA/​viewform?​usp=pp_url| link do formulário]]+Inclua os seguintes produtos no formulário ​abaixo: 
 +  *  ​[[https://​docs.google.com/​forms/​d/​e/​1FAIpQLSdklx8YfIE31Cp7t2IsN2TL_6m-gChiu6KoAMyIu7RNBJiZaA/​viewform?​usp=sf_link| link do formulário]]
  
 1) Para os dados de solos e produtividade (Crawley, 2007): 1) Para os dados de solos e produtividade (Crawley, 2007):
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-{{url>​https://​docs.google.com/​forms/​d/​e/​1FAIpQLSdFL6jKLBe9YmbRlQI9MD04Swl8vPWZHGjxXlZSXulerfT2DA/​viewform?​usp=pp_url}} 
  
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