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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a

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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2022/04/11 19:14]
ctcastanho [Entendendo os possíveis resultados graficamente]
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2024/03/27 11:33] (atual)
Linha 4: Linha 4:
 ===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== ===== Entendendo os possíveis resultados graficamente =====
  
-Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento ​(variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento.+Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo ​em que a placa de substrato é colocada ​(variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento.
  
 {{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​690|}} {{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​690|}}
Linha 13: Linha 13:
 ==== Tarefa 1 ===== ==== Tarefa 1 =====
  
-Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​6w1uujzx4ETKyjuAA|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação.+Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​oVy62GCvFq5GFBFv5|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
Linha 33: Linha 33:
 ==== Tarefa 2 ===== ==== Tarefa 2 =====
  
-Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​PDmGVQuuPNDjLUFi6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo.+Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​6KYYZWhH4AVX9E496|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
cursos/planeco/roteiro/09-lm02a.txt · Última modificação: 2024/03/27 11:33 (edição externa)