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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a

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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2022/04/11 19:14]
ctcastanho [Entendendo os possíveis resultados graficamente]
cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2024/03/27 11:33]
Linha 1: Linha 1:
-====== Modelos Lineares Múltiplos II ====== 
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-===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== 
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-Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento (variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. 
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-{{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​690|}} 
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-<WRAP center round help 100%> 
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-==== Tarefa 1 ===== 
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-Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​6w1uujzx4ETKyjuAA|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação. 
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-</​WRAP>​ 
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-Agora queremos supor sobre o sinal e a significância dos coeficientes do modelo. ATENÇÃO: os coeficientes do modelo não correspodem aos fatores. Os coeficientes são aqueles que aparecem quando pedimos o "​summary"​ do modelo no R. Neste exemplo das cracas, o modelo estatístico estimará 6 coeficientes:​ intercepto (ardosia); beta*cimento;​ beta*granito;​ beta*angulo;​ beta*angulo*cimento e beta*angulo*granito. A seguir uma breve descrição do significado de cada coeficiente:​ 
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-  * **Intercepto (ardosia)**:​ corresponde ao número estimado de cracas sobre ardosia quando o ângulo é igual à zero. Neste caso o teste de significância testa se este valor é diferente de zero. 
-  * **Beta*cimento**:​ efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa. 
-  * **Beta*granito**:​ efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia). 
-  * **Beta*angulo**:​ efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o substrato ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. 
-  * **Beta*angulo*cimento**:​ Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia (referência). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação do efeito do ângulo sobre o estabelecimento de cracas em comparação ao tratamento ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva). 
-  * **Beta*angulo*granito**:​ Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva). 
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-<WRAP center round help 100%> 
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-==== Tarefa 2 ===== 
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-Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​PDmGVQuuPNDjLUFi6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo. 
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-</​WRAP>​ 
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cursos/planeco/roteiro/09-lm02a.txt · Última modificação: 2024/03/27 11:33 (edição externa)