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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a

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cursos:planeco:roteiro:09-lm02a [2020/04/08 13:53]
ctcastanho
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Linha 4: Linha 4:
 ===== Entendendo os possíveis resultados graficamente ===== ===== Entendendo os possíveis resultados graficamente =====
  
-Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo de estabelecimento ​(variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. +Uma das melhores maneiras de entender os resultados de um modelo que envolve mais do que uma variável preditora é visualizar graficamente os possíveis resultados do estudo. Para tanto, vamos supor um estudo experimental realizado para testar o efeito do tipo de substrato (ardósia, granito ou cimento) e do ângulo ​em que a placa de substrato é colocada ​(variável contínua de 0-90 graus) sobre o recrutamento de cracas na zona intertidal rochosa (retirado de Gotelli & Ellison 2011). A figura a seguir representa os possíveis resultados quanto à significância dos dois fatores (efeito do substrato e do ângulo) e da interação entre substrato e ângulo. Cada painel (A-F) indica um diferente resultado experimental em relação à significância destes três termos do modelo (substrato, ângulo e substrato:​ângulo). Em cada painel, os pontos indicam réplicas em cada um dos níveis de substrato. As linhas representam o melhor ajuste linear para cada tratamento. 
-{{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​700|}}+ 
 +{{:​cursos:​planeco:​roteiro:​FiguraGotelli_corrigida.png?​690|}}
    
  
Linha 12: Linha 13:
 ==== Tarefa 1 ===== ==== Tarefa 1 =====
  
-Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​A5gfjcQ9SGs6G2819|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação ​para cada um dos painéis.+Para cada um dos paineis acima, use o [[https://​forms.gle/​oVy62GCvFq5GFBFv5|link]] para responder sobre a significância do substrato, do ângulo e da interação.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
-{{url>​https://​forms.gle/​A5gfjcQ9SGs6G2819}} 
  
 Agora queremos supor sobre o sinal e a significância dos coeficientes do modelo. ATENÇÃO: os coeficientes do modelo não correspodem aos fatores. Os coeficientes são aqueles que aparecem quando pedimos o "​summary"​ do modelo no R. Neste exemplo das cracas, o modelo estatístico estimará 6 coeficientes:​ intercepto (ardosia); beta*cimento;​ beta*granito;​ beta*angulo;​ beta*angulo*cimento e beta*angulo*granito. A seguir uma breve descrição do significado de cada coeficiente:​ Agora queremos supor sobre o sinal e a significância dos coeficientes do modelo. ATENÇÃO: os coeficientes do modelo não correspodem aos fatores. Os coeficientes são aqueles que aparecem quando pedimos o "​summary"​ do modelo no R. Neste exemplo das cracas, o modelo estatístico estimará 6 coeficientes:​ intercepto (ardosia); beta*cimento;​ beta*granito;​ beta*angulo;​ beta*angulo*cimento e beta*angulo*granito. A seguir uma breve descrição do significado de cada coeficiente:​
Linha 24: Linha 24:
   * **Beta*cimento**:​ efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa.   * **Beta*cimento**:​ efeito do cimento em comparação ao intercepto (ardosia) quando ângulo igual a zero. Se positivo é porque o número de cracas no cimento é maior do que na ardosia e vice-versa.
   * **Beta*granito**:​ efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia).   * **Beta*granito**:​ efeito do granito em comparação ao intercepto (ardosia).
-  * **Beta*angulo**:​ efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o subtrato ​ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. +  * **Beta*angulo**:​ efeito do ângulo para o tratamento ardosia (representado no intercepto). Se positivo é porque o número de cracas aumenta com o ângulo sobre o substrato ​ardósia. Se esse coeficiente for negativo o número de cracas diminui conforme aumenta o ângulo. 
-  * **Beta*angulo*cimento**:​ Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao seu efeito ​ao tratamento ardosia (no intercepto). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação em comparação ​à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).+  * **Beta*angulo*cimento**:​ Efeito do ângulo no subtrato cimento em comparação ao efeito ​do ângulo no tratamento ardosia (referência). Caso o valor do coeficiente seja positivo significa que o substrato cimento aumenta a inclinação ​do efeito do ângulo sobre o estabelecimento de cracas ​em comparação ​ao tratamento ​ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa) e se negativo é porque o subtrato cimento reduz a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).
   * **Beta*angulo*granito**:​ Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).   * **Beta*angulo*granito**:​ Efeito do ângulo no subtrato granito em comparação ao efeito do ângulo no tratamento ardosia. Se positivo é porque o substrato granito aumenta a inclinação da relação em comparação à ardósia (seja deixando-a mais positiva ou menos negativa). Caso o valor do coeficiente seja negativo é porque o subtrato granito reduz a inclinação da relação entre ângulo e número de cracas em comparação à ardósia (seja deixando a relação mais negativa ou menos positiva).
  
Linha 33: Linha 33:
 ==== Tarefa 2 ===== ==== Tarefa 2 =====
  
-Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​LToqU7M5iUQQxkQN6|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo.+Para os paineis C e E, use o [[https://​forms.gle/​6KYYZWhH4AVX9E496|link]] para responder sobre o sinal dos coeficientes do modelo.
  
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
cursos/planeco/roteiro/09-lm02a.1586364788.txt.gz · Última modificação: 2020/04/08 13:53 por ctcastanho