Tabela de conteúdos

Material de Apoio

Os tutoriais e slides das aulas serão disponibilizados ao longo da disciplina

Slides e vídeos de aula

Apresentação da disciplina

Por que estudar estatística?

Por que estudar estatística

Teste de hipóteses

Entendendo o P-valor

Regressão linear

ANOVA

Delineamento e Planejamento

Apresentações Projetos

Modelo Lineares Simples

Modelo Lineares Múltiplos

Modelo Lineares Generalizados (GML)

Modelo Lineares Mistos (LMM)

Recomendações trabalho

Leituras Recomendadas

TEMAS GERAIS

Mais um livro de estatística?

Essa pergunta é lançada na apresentação do livro coordenado por Gordon Fox, Simoneta Negrete-Yankelevich e Vinicius Sosa, com a colaboração dos melhores na área de ecologia numérica:

Ecological Statistics: Contemporary Theory and Application

A resposta dada é bastante pertinente: os organizadores do livro argumentam que a estatística avançou muito nas últimas décadas e muitas novas técnicas surgiram, seja para unificar métodos considerados distintos ou para resolver novos problemas que não existiam no passado recente. A ideia do livro é apresentar essa visão contemporânea da estatística voltada para a ecologia e evolução. Os capítulos são parcialmente independentes, mas principalmente os primeiros tratam de conceitos importantes e mais gerais. Sugerimos fortemente que leiam a introdução, que apresenta um panorama dessa estatística moderna, que se completa com os primeiros 3 capítulos do livro.

Ao longo do curso, principalmente a partir da segunda semana, iremos sugerir a leitura de capítulos específicos, entre eles o capítulo 6 Generalized linear models e o 13 Linear and generalized linear mixed models.

Por fim: um bom livro que merece ser estudado!

TEMAS ESPECÍFICOS

TESTE DE SIGNIFICÂNCIA

Wasserstein R.L. & Lazar, N.A. 2016. The ASA Statement on p-Values: context, process, and purpose. The American Statistician 70(2): 129-133.

Amrhein V.; Greenland S.; McShane B. et al. 2019. Retire statistical significance. Nature 567:305-307.

Dushoff J.; Klain M.P. & Bolker B.M. 2019. I can see clearly now: reinterpreting statistical significance. Methods in Ecology and Evolution 10(6): 756-759.

Beresford N.A.; Scott E.M. & Copplestone D.2020. Field effects studies in the Chernobyl exclusion zone:lessons to be learnt. Journal of Environmental Radioactivity 211 105893.

Outra Fontes

1)
Os slides desta aula ficam mal formatados em pdf, baixe o arquivo html e abra no seu browser que funciona bem!