A maior duração do alagamento afeta:
De que maneira as mortes por extração de palmitos afetam os resultados?
Ao fim da atividade a dupla deve fazer uma apresentação de 10 min que:
Suba no Moodle o arquivo com os slides da apresentação.
As probabilidades de permanência e transição são estimadas a partir das proporções observadas de indivíduos que permaneceram no mesmo estágio e passaram para o próximo estágio, respectivamente. Como a estimativa foi feita de uma amostra, ela tem uma margem de erro, que também pode ser estimada dos dados. Uma das maneiras de fazer isto é calcular o erro-padrão, que para proporções é:
sE = √p(1−p)n
Onde p é a estimativa da probabilidade, que é a proporção observada. Sob certas premissas1) , podemos dizer que a estimativa p de uma proporção tem 95% de chance de estar no intervalo p±2×sE. Portanto, se duas estimativas diferem em menos do que dois erros-padrão há uma chance maior que 5% de que elas estejam estimando uma mesma quantidade. Neste caso dizemos que não há diferença significativa entre as estimativas.
Nossas perguntas são sobre o efeito do ambiente sobre as permanências e transições. Você vai ter que decidir como descontar o efeito das mortes devido à extração. E o que fazer com as mortes de causa desconhecida. Prepare-se para defender suas decisões. Outra possibilidade é avaliar o quanto diferentes decisões afetam as conclusões.
Sugerimos que respondam primeiro as duas perguntas principais. Se sobrar tempo aí explore a pergunta opcional.
Esperamos que você chegue aos resultados rápido, para ter tempo para preparar uma boa discussão. Por isso monitores e professores estão prontes para ajudar nos cálculos e usos de planilhas. Temos mais um monte de dicas para dar, consultem-nos !