Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


Barra lateral

Geral

Estrutura de populações

Dinâmica de populações

Estrutura de comunidades

Dinâmica de comunidades

Atividade de campo

Trabalho final

Avaliações

Link Externos

cursos:popcom:2018:roteiros:dp

Dinâmica de Populações

Bem vindo(a) à matriz!

matrix.jpg

Existem diferentes maneiras de se analisar a dinâmica de populações naturais. Alguns métodos são demasiadamente simplificados ao assumirem que todos os indivíduos dentro de uma população - sejam eles jovens ou adultos - contribuem da mesma forma para a dinâmica populacional.

Entretanto, é possível analisar a dinâmica populacional de uma espécie incorporando informações sobre o que acontece com os indivíduos de diferentes classes de tamanho a cada intervalo de tempo. Para cada classe de tamanho podem ser estimadas as probabilidades dos indivíduos:

  • i) passarem para as próximas classes em um dado intervalo de tempo;
  • ii) permanecerem na mesma classe em um dado intervalo de tempo;
  • iii) morrerem em um dado intervalo de tempo;

Essas informações são colocadas em uma matriz de probabilidades e, a partir dela, um universo de possibilidades de análises se revela. Vamos conhecer algumas dessas possibilidades na aula de hoje.

Nesse exercício prático vamos trabalhar apenas com matrizes baseadas em populações estruturadas por tamanho (chamadas matrizes de Lefkovitch), mas existem muitos estudos, principalmente com animais, que usam populações estruturadas por idade (matrizes de Leslie).

Quando a população é estruturada por classes de idade (ao invés de classes de tamanho), não existe a possibilidade dos indivíduos permanecerem na mesma classe após um dado intervalo de tempo, pois isso significaria que os indivíduos manteriam a mesma idade com o passar do tempo.

Exercício

Neste exercício prático vamos usar as taxas de transição da população de palmitos-jussara da parcela permanente da Ilha do Cardoso. Vamos começar usando os dados dos censos de 2005 e 2009 para projetar o futuro dessa população, caso essas taxas se mantivessem. Em seguida, vamos aprender como identificar os “pontos fracos” da população, com as análises de sensibilidade e elasticidade.

Faça os roteiros a seguir, nesta ordem:

cursos/popcom/2018/roteiros/dp.txt · Última modificação: 2021/07/20 12:43 (edição externa)