Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior | ||
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2024/02/28 16:36] 127.0.0.1 edição externa |
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2024/03/06 16:10] (atual) |
||
---|---|---|---|
Linha 202: | Linha 202: | ||
+ | <WRAP center round box 90%> | ||
===== Exercício ===== | ===== Exercício ===== | ||
- | * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/edit?usp=sharing| altura alunos]]. | + | * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha |
- | + | * [[https://docs.google.com/spreadsheets/d/11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/edit?usp=sharing| altura alunos]]. | |
* aguarde todos os alunos preencherem | * aguarde todos os alunos preencherem | ||
* salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv** | * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv** | ||
Linha 212: | Linha 212: | ||
* selecione a opção "Cabeçalho?" | * selecione a opção "Cabeçalho?" | ||
* com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling: | * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling: | ||
- | * altura média entre gêneros é diferente; | + | * 1. altura média entre gêneros é diferente; |
- | * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino. | + | * 2. altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino; |
+ | * 3. altura média de estudantes do sexo feminino é maior que de masculino; | ||
+ | * utilize 5.000 reamostragens | ||
+ | * salve os gráficos da distribuição da estatítica de interesse | ||
<WRAP round help 100%> | <WRAP round help 100%> | ||
Linha 221: | Linha 225: | ||
\\ | \\ | ||
\\ | \\ | ||
- | * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses | + | * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses do exercício |
* 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese) | * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese) | ||
Linha 236: | Linha 240: | ||
</WRAP> | </WRAP> | ||
+ | |||
+ | </WRAP> | ||
/* | /* |