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cursos:planeco:roteiro:02-hipot

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cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2022/03/21 16:34]
adalardo [Tutorial Árvores do Mangue]
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2024/03/06 16:10] (atual)
Linha 1: Linha 1:
-====== ​Teste de Hipóteses ​======+====== ​Entendendo o p-valor ​======
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
  
-Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​+Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor ===== ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor =====
  
-Antes de iniciar o roteiro, assista a aula gravada ​no nosso canal do Youtube.+Aula síncrona ​gravada ​durante a pandemia, permanece aqui como material de consulta 
  
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
Linha 77: Linha 77:
 Explore as abas. Explore as abas.
  
-==== Tutorial ​Árvores do Mangue ====+====  Árvores do Mangue ====
  
-Nesta sessão vamos nos ater ao exemplo **"​Árvores de Mangue"​**, na aba //​Tutorial//​. Esse exemplo é baseado em um trabalho de alunos de pós-graduação durante o curso de campo do nosso programa. ​+Nesta sessão vamos nos ater ao exemplo **"​Árvores de Mangue"​** baseado em um trabalho de alunos de pós-graduação durante o curso de campo em nosso programa. Abaixo a descrição da coleta dos dados((Não siga o desenho amostral desse estudo. Os alunos tinham apenas algumas horas para coletar os dados e tiveram que simplificar o desenho amostral))
  
  
 <WRAP center round tip 100%> <WRAP center round tip 100%>
 +
 **//​__Coleta de dados__//** **//​__Coleta de dados__//**
-{{:​cursos:​planeco:​roteiro:​mangue.jpg?​400  |}} + 
-A descrição da coleta de dados do trabalho original é a seguinte:+ 
 + 
 +{{:​cursos:​planeco:​roteiro:​mangue.jpg?​300  |}}
  
 "​Desenvolvemos o estudo em uma área de manguezal "​Desenvolvemos o estudo em uma área de manguezal
Linha 108: Linha 111:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +==== Tutorial Mangue ====
  
 +Abra o Rsampling-shiny e na aba tutorial o relacionado à árvores do mangue e estabilidade do solo.  ​
  
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
Linha 139: Linha 143:
 Uma questão que emerge nesse ponto é: o que pode ser considerado **ausência de efeito** ou **diferença detectável**?​ Afinal, mesmo em um cenário nulo não esperamos que os valores das áreas de raizes sejam exatamente iguais, mesmo das árvores que estão em um mesmo tipo de solo. Uma questão que emerge nesse ponto é: o que pode ser considerado **ausência de efeito** ou **diferença detectável**?​ Afinal, mesmo em um cenário nulo não esperamos que os valores das áreas de raizes sejam exatamente iguais, mesmo das árvores que estão em um mesmo tipo de solo.
  
-É certo que existem outros fatores, além do tipo de solo, que podem influenciar o desenvolvimento das raízes de uma árvore. Por exemplo, a idade do indivíduo, variações de desempenho entre indivíduos de mesma idade e mesmo a variação associada ao processo de amostragem. Portanto, precisamos diferenciar a variação associada a outros fontes, daquela que estamos interessados,​ no caso o solo. O que iremos fazer a seguir é simular cenários em que toda a variabilidade existente vem de outras fontes que não seja o solo. Como não sabemos exatamente quais são essa muitas outras fontes possíveis de variação e por gerarem variação imprevisível,​ vamos chamar essa variabilidade de aleatória. ​  +É certo que existem outros fatores, além do tipo de solo, que podem influenciar o desenvolvimento das raízes de uma árvore. Por exemplo, a idade do indivíduo, variações de desempenho entre indivíduos de mesma idade e mesmo a variação associada ao processo de amostragem, isso só para citar algumas de muitos fontes possíveis. Portanto, precisamos diferenciar a variação associada a outros fontes, daquela que estamos interessados,​ no caso o solo. O que iremos fazer a seguir é simular cenários em que toda a variabilidade existente vem de outras fontes que não seja o solo. Como não sabemos exatamente quais são essa muitas outras fontes possíveis de variação e por gerarem variação imprevisível,​ vamos chamar essa variabilidade de aleatória. ​  
  
  
-Para conseguir isso podemos usar um procedimento simples que é desestruturar ​nos nossos dados a fonte de variação de interesse. Ou seja, pegamos os valores de área de raízes e rearranjamos esses valores entre os tipos de solos de forma aleatória. Nesse momento, qualquer diferença que exista entre os solos e proveniente ​das outras fontes que não o tipo de solo. +Para gerar o cenário nulo podemos usar um procedimento simples que é desestruturar a fonte de variação de interesse. Ou seja, pegamos os valores de área de raízes e rearranjamos esses valores entre os tipos de solos de forma aleatória. Nesse momento, qualquer diferença que apareça nos dados é proveniente ​de outras fontes que não o tipo de solo. 
  
-Imagine que pudéssemos repetir ​esse procedimento muitas vezes. Quais valores da estatística de interesse seriam mais frequentes, partindo da premissa que nosso cenário nulo fosse verdadeiro?+Se repetirmos ​esse procedimento muitas vezes, quais valores da estatística de interesse seriam mais frequentes, partindo da premissa que nosso cenário nulo é verdadeiro?
  
  
Linha 161: Linha 165:
  
 ===== Reamostrando os dados ===== ===== Reamostrando os dados =====
 +
 +Caso tenha entendido o procedimento que gera o cenário nulo por aleatorização,​ podemos partir para o teste de hipótese seguindo os passos definidos abaixo.
 +
  
 <WRAP center round todo 90%> <WRAP center round todo 90%>
-Caso tenha entendido o tutorial, podemos partir para o teste de hipótese por aleatorização. 
   * Na aba //Entrada de dados// selecione os dados //"​rhyzophora"//;​   * Na aba //Entrada de dados// selecione os dados //"​rhyzophora"//;​
   * Na aba //​Estatística//​ :   * Na aba //​Estatística//​ :
Linha 188: Linha 194:
 <WRAP center round todo 60%> ​ <WRAP center round todo 60%> ​
   * acompanhe o que acontece com o //​p-value//;​   * acompanhe o que acontece com o //​p-value//;​
-  * discorra com os colegas a diferença desses dois testes; 
   * há mudança na hipótese biológica em questão?   * há mudança na hipótese biológica em questão?
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
Linha 197: Linha 202:
  
  
 +<WRAP center round box 90%>
 ===== Exercício ===== ===== Exercício =====
  
-  * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​ +  * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha ​ 
- +  * [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​
   * aguarde todos os alunos preencherem   * aguarde todos os alunos preencherem
   * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv**   * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv**
Linha 207: Linha 212:
   * selecione a opção "​Cabeçalho?"​   * selecione a opção "​Cabeçalho?"​
   * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling:   * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling:
-      * altura média entre gêneros é diferente;​ +      * 1. altura média entre gêneros é diferente;​ 
-      * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino.+      * 2. altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino
 +      * 3altura média de estudantes do sexo feminino é maior que de masculino;​ 
 +  * utilize 5.000 reamostragens 
 +  * salve os gráficos da distribuição da estatítica de interesse 
  
 <WRAP round help 100%> <WRAP round help 100%>
Linha 216: Linha 225:
 \\ \\
 \\ \\
-  * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses+  * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses ​do exercício
   * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese)   * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese)
  
-Obs: tente encaminhar ​suas respostas pelo formulário ​abaixo, que estará visível caso esteja logado em uma conta google. Pode ser submetido também pelo [[https://forms.gle/zMooZt4e68o5YKuQ6|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários,​ encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**),​ indicando como "​Assunto":​ **Teste de Hipóteses** +Encaminhe as suas respostas pelo formulário ​ [[https://docs.google.com/​forms/​d/e/​1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/​viewform?​usp=sf_link|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários,​ encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**),​ indicando como "​Assunto":​ **Teste de Hipóteses**
- +
-{{url>​https://​forms.gle/​zMooZt4e68o5YKuQ6}}+
  
 +/*
 +{{url>​https://​docs.google.com/​forms/​d/​e/​1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/​viewform?​usp=sf_link}}
 +*/
  
  
Linha 230: Linha 240:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +
 +</​WRAP>​
  
 /* /*
cursos/planeco/roteiro/02-hipot.1647891278.txt.gz · Última modificação: 2022/03/21 16:34 por adalardo