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cursos:planeco:roteiro:02-hipot

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cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2022/03/21 17:02]
adalardo [Definindo um cenário nulo]
cursos:planeco:roteiro:02-hipot [2024/03/06 16:10] (atual)
Linha 1: Linha 1:
-====== ​Teste de Hipóteses ​======+====== ​Entendendo o p-valor ​======
 <WRAP center round box 60%> <WRAP center round box 60%>
  
-Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​+Antes de iniciar o roteiro anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor ===== ===== Vídeo Aula: O significado do P-valor =====
  
-Antes de iniciar o roteiro, assista a aula gravada ​no nosso canal do Youtube.+Aula síncrona ​gravada ​durante a pandemia, permanece aqui como material de consulta 
  
 <WRAP center round box 80%> <WRAP center round box 80%>
Linha 148: Linha 148:
 Para gerar o cenário nulo podemos usar um procedimento simples que é desestruturar a fonte de variação de interesse. Ou seja, pegamos os valores de área de raízes e rearranjamos esses valores entre os tipos de solos de forma aleatória. Nesse momento, qualquer diferença que apareça nos dados é proveniente de outras fontes que não o tipo de solo.  Para gerar o cenário nulo podemos usar um procedimento simples que é desestruturar a fonte de variação de interesse. Ou seja, pegamos os valores de área de raízes e rearranjamos esses valores entre os tipos de solos de forma aleatória. Nesse momento, qualquer diferença que apareça nos dados é proveniente de outras fontes que não o tipo de solo. 
  
-Se repetirmos esse procedimento muitas vezes. Quais valores da estatística de interesse seriam mais frequentes, partindo da premissa que nosso cenário nulo fosse verdadeiro?+Se repetirmos esse procedimento muitas vezes, quais valores da estatística de interesse seriam mais frequentes, partindo da premissa que nosso cenário nulo é verdadeiro?
  
  
Linha 165: Linha 165:
  
 ===== Reamostrando os dados ===== ===== Reamostrando os dados =====
 +
 +Caso tenha entendido o procedimento que gera o cenário nulo por aleatorização,​ podemos partir para o teste de hipótese seguindo os passos definidos abaixo.
 +
  
 <WRAP center round todo 90%> <WRAP center round todo 90%>
-Caso tenha entendido o tutorial, podemos partir para o teste de hipótese por aleatorização. 
   * Na aba //Entrada de dados// selecione os dados //"​rhyzophora"//;​   * Na aba //Entrada de dados// selecione os dados //"​rhyzophora"//;​
   * Na aba //​Estatística//​ :   * Na aba //​Estatística//​ :
Linha 192: Linha 194:
 <WRAP center round todo 60%> ​ <WRAP center round todo 60%> ​
   * acompanhe o que acontece com o //​p-value//;​   * acompanhe o que acontece com o //​p-value//;​
-  * discorra com os colegas a diferença desses dois testes; 
   * há mudança na hipótese biológica em questão?   * há mudança na hipótese biológica em questão?
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
Linha 201: Linha 202:
  
  
 +<WRAP center round box 90%>
 ===== Exercício ===== ===== Exercício =====
  
-  * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​1Z5GVcS5l7wRKkgipNjZRYGFipgcMbECikb5qB9X4y6A/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​ +  * Caso ainda não tenha feito, anote o seu nome, altura (em centímetros e sem decimais) e sexo (M, F) na planilha ​ 
- +  * [[https://​docs.google.com/​spreadsheets/​d/​11UVh4_6T_KQq_ZSfn4ALekKyFew4bqNkwp4i3YM1g-M/​edit?​usp=sharing| altura alunos]]. ​
   * aguarde todos os alunos preencherem   * aguarde todos os alunos preencherem
   * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv**   * salve a planilha no seu computador, usando o formato **.csv**
Linha 211: Linha 212:
   * selecione a opção "​Cabeçalho?"​   * selecione a opção "​Cabeçalho?"​
   * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling:   * com esse conjunto de dados, teste as seguintes hipóteses usando o Rsampling:
-      * altura média entre gêneros é diferente;​ +      * 1. altura média entre gêneros é diferente;​ 
-      * altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino.+      * 2. altura média de estudantes do sexo masculino é maior que de estudantes do sexo feminino
 +      * 3altura média de estudantes do sexo feminino é maior que de masculino;​ 
 +  * utilize 5.000 reamostragens 
 +  * salve os gráficos da distribuição da estatítica de interesse 
  
 <WRAP round help 100%> <WRAP round help 100%>
Linha 220: Linha 225:
 \\ \\
 \\ \\
-  * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses+  * 1 - os gráficos finais e o p-valor para as duas hipóteses ​do exercício
   * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese)   * 2 - a interpretação dos resultados (máximo 5 linhas para cada hipótese)
  
-Obs: tente encaminhar ​suas respostas pelo formulário ​abaixo, que estará visível caso esteja logado em uma conta google. Pode ser submetido também pelo [[https://forms.gle/zMooZt4e68o5YKuQ6|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários,​ encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**),​ indicando como "​Assunto":​ **Teste de Hipóteses** +Encaminhe as suas respostas pelo formulário ​ [[https://docs.google.com/​forms/​d/e/​1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/​viewform?​usp=sf_link|link aqui]], após login em conta google. Caso encontre problemas na submissão dos formulários,​ encaminhe o documento à equipe (**planecousp@gmail.com**),​ indicando como "​Assunto":​ **Teste de Hipóteses**
- +
-{{url>​https://​forms.gle/​zMooZt4e68o5YKuQ6}}+
  
 +/*
 +{{url>​https://​docs.google.com/​forms/​d/​e/​1FAIpQLSe8ch4Ub9ZZElLIuh-g5rMdW92XwZS0fp_YEUYelVzVmwHi-g/​viewform?​usp=sf_link}}
 +*/
  
  
Linha 234: Linha 240:
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +
 +</​WRAP>​
  
 /* /*
cursos/planeco/roteiro/02-hipot.1647892930.txt.gz · Última modificação: 2022/03/21 17:02 por adalardo