Esse projeto, formalmente denominado de Recuperação e Conservação dos Ecossistemas do Litoral Sul de São Paulo foi desenvolvido em parceria com a Petrobras e marca o início do ConservaRetinga, focando sua atuação nos ecossistemas de restinga do complexo estuarino-lagunar de Iguape, Cananéia e Ilha Comprida. Tem como principal objetivo estruturar um Programa de Pesquisa em torno dos objetivos de compreender os mecanismos e os fatores biológicos importantes na estruturação das comunidades de restinga. Além disso, desenvolver e testar metodologia e técnicas apropriadas para a recuperação e conservação desses ecossistemas, com o intuito de restabelecer processos e serviços ecológicos importantes de áreas degradadas.
As atividades do Conserva Restinga tiveram início em janeiro de 2008 e desde lá muitos projetos foram executados dentro de seus três programas. Para mais informações sobre cada um dos programas veja os links abaixo.
O PROGRAMA ECOLOGIA tem como principal objetivo entender os processos e fatores determinantes na estruturação dos ecossistemas de restinga em todo o seu gradiente ambiental que vai da praia à encosta das Serra do Mar. Além disso, um componente importante desse programa é o treinamento de jovens pesquisadores nos procedimentos científico através do programa de pós-graduação em ecologia, além da parceria com pesquisadores de outras instituições que ampliam as interações e consequentemente a abordagem científica do Labtrop.
O PROGRAMA RESTAURAÇÃO visa produzir conhecimento prático e sistematizado sobre
técnicas em processos de recuperação/restauração ambiental em ambientes de restinga.
Em situações de degradação ambiental drástica, a alternativa de conservação aplicável para restabelecer os processos e serviços ambientais e garantir a proteção à biodiversidade é a regeneração das áreas já impactadas. Entretanto, o processo de recuperação ou restauração ambiental em paisagens muito alteradas é custoso e ainda pouco entendido. O Programa de Restauração se enquadra justamente nessa interface entre a pesquisa e aplicação, tentando entender os processos importantes para a restauração e testando modelos alternativos que minimizem custos e aumentem a eficiência da restauração.
Programa Técnico e Divulgação
O objetivo deste programa é a elaboração de uma série de produtos que possam, além de divulgar o projeto, aumentar o conhecimento que se tem sobre as restingas do complexo estuarino lagunar de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia e auxiliar projetos de recuperação de áreas degradadas.
Os primeiros projetos desenvolvidos no programa foram:
Este projeto teve a parceria e financiamento da PETROBRAS S.A.
Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello
REDE TEMÁTICA: Recuperação e Conservação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas