Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


projetos:restinga:restsul:restaura:start

Programa de Restauração

Ao longo de seis anos de projeto, o Programa de Restauração acumulou um conjunto expressivo de informações importantes para subsidiar planos de restauração em ambientes de restinga no âmbito de aspectos ecológicos, técnicos e de políticas públicas.

A primeira iniciativa foi a construção do Viveiro Jundu e o levantamento das características de germinação e de produção de mudas de espécies de restinga. Essa iniciativa foi muito bem sucedida nos anos em que o viveiro esteve sob o gerenciamento do LabTrop/ConservaRestinga, chegando à produção de aproximadamente 40.000 mudas de 83 espécies de restinga. As mudas produzidas pelo viveiro Jundu foram utilizadas em vários projetos de pesquisa do Programa Ecologia e nos projetos de plantio de restauração nas áreas plantadas e monitoradas pelo LabTrop/ConservaRestinga.

Os plantios de restauração desenvolvidos pelo Programa de Restauração tiveram como objetivo principal fazer a junção entre a prática da restauração e a pesquisa básica sobre fatores limitantes e processos importantes no ambiente de restinga. Nesse sentido, todos os projetos visaram testar se a escassez de nutrientes (característica marcante dos solos de restinga) era um limitante ao estabelecimento das mudas e se o plantio de mudas em núcleos (simulando moitas características de ambientes de restinga arbustiva) favorecia o desenvolvimento das mudas em função das melhorias das condições microclimáticas ou se prejudicava as mudas em função da competição com as outras espécies. Os primeiros plantios testaram também se a escassez de água era um limitante ao estabelecimento das mudas. Os resultados obtidos nos experimentos realizados com esses plantios e em alguns estudos experimentais em casa de vegetação nos forneceram importantes informações sobre aspectos biológicos e ecológicos da estruturação de comunidades de plantas em restinga. Além dos aspectos ecológicos, alguns projetos do Programa de Restauração também produziram informações técnicas importantes e úteis para o estabelecimento de políticas públicas.

Projetos desenvolvidos

  • - Viveiro Jundu: Produção de mudas de espécies nativas de restinga
  • - Efeitos de fatores limitantes sobre o desempenho de plantas de restinga arbustiva como subsídio para restauração (Enseada da Baleia - PEIC)
  • - Testes de plantio para restauração ecológica da área da Juruvaúva, Ilha Comprida, SP
  • - Germinação de espécies arbóreas de restinga da Ilha do Cardoso, Cananéia, SP: efeito da luz ou efeito maternal?
  • - Grupos funcionais de plantas em floresta baixa de restinga como subsídio para a restauração de processos ecológicos (Plant functional types as a tool for restoration of ecological processes: a proposal for species selection applied to a coastal forest in SE Brazil)
projetos/restinga/restsul/restaura/start.txt · Última modificação: 2016/05/10 07:20 (edição externa)