Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


cursos:planeco:roteiro:07b-anovar

Essa é uma revisão anterior do documento!


Testes Clássicos

Caso tenha feito o roteiro de testes clássicos frequentistas: regressão linear, passe direto para a sessão ANOVA:Análise de Variância

Os testes clássicos estatísticos estão inseridos no escopo da estatística frequentista ou inferência frequentista. Nessa abordagem a probabilidade é considerada uma frequência e a inferencia está baseada na frequência com que eventos ocorrem nos dados coletados. A maior parte dos testes frequentistas clássicos foi desenvolvida independentemente para a solução de problemas distintos. Por isso, não há uma unificação analítica completa, que só aconteceu posteriormente com a integração oferecida pelos modelos lineares, como veremos nas próximas aulas. Nos testes clássicos a aplicação é definida basicamente pela natureza das variáveis resposta (dependente) e preditora (independente) e pela hipótese estatística subjacente.

Principais testes clássicos frequentistas

A tabela abaixo apresenta os principais testes clássicos frequentistas e sua aplicação com relação às variáveis preditoras e resposta e à hipótese estatística subjacente.

tabTestes.png

cursos/planeco/roteiro/07b-anovar.1582833034.txt.gz · Última modificação: 2020/02/27 16:50 por adalardo